'Carta de Balthazar Fernandes do Brasil, da Capitania de São Vicente de Piratininga 0 05/12/1567 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1563
1564
1565
1566
1567
1568
1569
1570
1571
Registros (31)Cidades (11)Pessoas (49)Temas (67)


Carta de Balthazar Fernandes do Brasil, da Capitania de São Vicente de Piratininga
    5 de dezembro de 1567, terça-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


Querem que lhes façamos todos os filhos e filhas christãos, e elles mesmos tambem; mas largarem as mancebas e largarem seus costumes gentilicos e aprenderem as cousas necessarias como são grandes, difficultosamente querem.

Os ritos que ha entre elles são: terem mancebas, crerem muito seus feiticeiros, de tal maneira que ainda lhes preguemos contra as mentiras dosseus pagezes quanto se póde dizer, si um pagez lhe diz uma só palavra em contrario, aquella crêm mais e seguem que quanto nós dizemos, e si vão a alguma guerra com grandíssimos trabalhos, si lhe diz um pagez que se tornem ou hão de morrer, ou que dêm guerra ainda que todos morram nella hão de crêl-o.

Mas depois da travessia da escabrosa serra, pelo menos naquelas partes, as coisas pareciam melhorar. Segundo o também padre jesuíta Baltazar Fernandes, em carta de 1567, depois de passar por serra tão alta, “por mui áspero e trabalhoso caminho”, parecia que se estava em “outra região e campo diferente de São Vicente”.

No livro publicado por João de Laet, em 1633, se fala das montanhas “chamadas pelos selvagens de Paranaepiacaba”, cuja “ascensão é difícil, tomando cerca de duas ou três horas, aberto o caminho entre árvores e sob a forma de degraus largos de cem ou cento e cinquenta passos”, mas depois se atingia “campos sem bosques de espécie alguma até a cidade de São Paulo”. No lugar onde se instalara a vila de São Paulo, já que ela só se tornaria cidade no século XVIII, tinha-se, conforme Laet, um “lindo panorama para o Sul, o Oriente e o Norte sobre belas campinas livres e do lado do Oeste sobre florestas”. Uma “agradável variedade em campos, bosques, encostas e morros”.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.