'Gastão Coutinho deixou o cargo - 01/01/1652 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1648
1649
1650
1651
1652
1653
1654
1655
1656
Registros (36)Cidades (18)Pessoas (38)Temas (41)


Gastão Coutinho deixou o cargo
    1652
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


A construção da Capela se completou no ano seguinte, 1644, sendo transladada a imagem de Nossa Senhora do Rosário no dia de São João Baptista, “levando-a do oratorio emprocissão as mesmas communidades”.

Já correndo o ano de 1652, instituíram Morgado D.Gastão Coutinho e D.Isabel Ferrás, deixando a cargo de Luis Gonçalves Coutinho da Camara, seu sobrinho, que comprasse “hum foro que tinha a dita quinta, & a metesse no morgado, para que a Ermida, queintitulàrão nossa Senhora do Rosário da Restauração, fosse a cabeça delle; para assim mostrarem a grande devoção que tinhão à Senhora, & a reverencia com que desejavão, & queriam fosse servida.

E não se satisfazendo de a venerarem, & servirem em sua vida, dispuzerão em seus testamentos que depois de mortos lhedessem sepultura à vista da mesma Senhora: aonde seu sobrinho lhe mandou lavrar dous magestosos tumulos de ricos marmores, com elegantes epitaphios, & armas de sua nobreza”280.277279 Segundo a historiadora Maria de Lurdes Rosa, a instituição de um “Morgadio” era o ato de regulamentar umpatrimônio legado a descendentes, de forma jurídica e administrativa, por onde se transmitiam modelos decomportamento, regras de conduta social e formas de relacionamento com a memória dos antepassados,constituindo um conjunto de prerrogativas que deviam vigorar na perpetuação da linhagem e na gestão dos bensda família. Cf. ROSA, Maria de Lurdes. O Morgadio em Portugal. Séculos XIV-XV. Lisboa: editorial Estampa,1995, p.20.280 Cf. SANTA MARIA, Op.cit., p.199.73Deixou, ainda, referendada em seus testamentos, a observação de que fossem rezadasmissas, todos os dias, pelas “almas delles instituidores, & por todos os seus ascendentes, &descendentes”, de obrigação de quatro Capelães residentes perpétuos do dito Morgado. E,expressou o desejo de que “a festa principal da Senhora fosse todos os annos em 2.de julho nodia da Visitaçam de nossa Senhora”. Além destas referências, cumpre ainda destacar que, nodia da festa, “além da armação da Ermida, se poem nella as bandeiras, que D.Gastão Coutinhoganhou assim aos Galegos na Provincia de entre Douro, & Minho; como em Tangere aosMouros”281. Com todo o aparato, acreditamos, a festa cumpriria a função de eternizar os feitosdeste nobre restaurador na história da comunidade, na história da imagem milagrosa, dadevoção mariana e na do reino restaurado.





OII!

+1652
  Registros36
  Cidades18
  Pessoas38
  Temas41


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!