Papa São Pio V, aos Padres da Companhia de Jesus, pontifícia, os três elementos básicos, que por sua vez se entrecruzavam: o "mulato", filho de europeu e negra (ou de negro e européia), o "mamaluco", filho de europeu e índia (ou de índio e européia), o "curiboca", filho de negro e índia (ou de índio e negra) - 15/12/1567
Papa São Pio V, aos Padres da Companhia de Jesus, pontifícia, os três elementos básicos, que por sua vez se entrecruzavam: o "mulato", filho de europeu e negra (ou de negro e européia), o "mamaluco", filho de europeu e índia (ou de índio e européia), o "curiboca", filho de negro e índia (ou de índio e negra)
15 de dezembro de 1567, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Até que, enfim, a esperada faculdade para dispensar, em todos os impedimentos de direito positivo, deu-a o Breve Cum gratiarum omnium, de 15 de dezembro de 1567, de São Pio V, aos Padres da Companhia de Jesus; e não só para o Brasil, mas também para tôdas as outras partes do Padroado Português, que coincidiam com as missões da Assistência de Portugal e se nomeiam no Breve: Etiópia, Arábia, Pérsia, lndia, China, Japão e Brasil, e ainda outras regiões do continente, expressão esta última que deixava aberta a porta para uso das mesmas faculdades nas missões da Assistência de Espanha da Companhia de Jesus na América, que então começavam.
O costume de os gentios casarem com as sobrinhas sanou-se, pois, desta maneira. E embora êsse costume gentio, deixasse em breve de ser regra nas aldeias cristãs, com outros índios gentios do Brasil iam os Padres tendo sempre novos primeiros contactos na obra da conversão.
O Breve de 1567 abrangia todos os graus de consangüinidade e afinidade de direito positivo. No âmbito dêle cabiam não apenas os índios, mas todos os "neófitos" de qualquer raça que fôssem. Com isto, as dispensas aproveitariam também aos negros que começavam a afluir à América.
*pagão recém-convertido ao cristianismo; cristão-novo. pessoa que vai receber o batismo ou recentemente batizada.
E para distinguir os graus de parentesco nas três raças de brancos, índios e prêtos, Simão Marques definirá mais tarde, em Brasília Pontifícia, os três elementos básicos, que por sua vez se entrecruzavam: o "mulato", filho de europeu e negra (ou de negro e européia), o "mamaluco", filho de europeu e índia ( oude índio e européia), o "curiboca", filho de negro e índia ( oude índio e negra )
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!