23-Bartolomeu Fernandes (ouvido a 17 de junho de 1627), natural da Bahia, morador no Rio, vindo da Bahia criança, aqui se criando, com cerca de62 anos de idade, filho de Jorge Fernandes e de Francisca de Barros, jáfalecida. Conheceu-o no Rio desde sua mocidade. Narrou uma expedição dedoze mancebos, enviados por Salvador Corrêa de Sá à baía Formosa, emque tomou parte: “Fossem com bom ânimo, porque haviam de fazer um feitohonroso”. Inopinadamente atacados cinco deles por sete inimigos, que logomataram a Heliodoro Ébanos, seu cunhado. Este fato foi dito por Anchieta,no mesmo dia, pregando a 23 léguas de distância! Tal era a fama de Anchieta, que tomavam suas palavras por oráculo, como se depreende do casoque segue: Por alguns moradores terem ido, sem retornarem havia 7 anos,tendo-os por mortos, as mulheres dos sobreditos tornaram a se casar. Deuma delas era primo Manoel Álvares Chaves, já defunto, que por este motivoera obrigação sua arranjar novo casamento, ainda mais porque ela andavamal encaminhada com certo homem, e aos que o importunavam lhes respondia: “como quereis que eu a case, se o Padre José Anchieta me diz que ainda era vivo seu marido e tal não faça”. Assim era, que daí a poucos diaschegou o marido dela. E outros que acharam as mulheres já casadas...”
História Geral Da Civilização Brasileira Data: 01/01/1997 V. 11 Economia E Cultura: 1930-1964. Página 316
ID: 6221
História da Capitania de São Vicente Data: 01/01/1755 Créditos/Fonte: Pedro Taques de Almeida Pais Leme Página 70
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*