Gabriel Soares de Sousa chegou ao Brasil em 1569. Foi Senhor de Engenho na Bahia. Era extremamente observador e devia ser homem de boas leituras porque seu livro não é somente uma das mais valiosas fontes de informação sobre o Brasil de seu tempo, mas ainda um dos mais bem escritos, contendo algumas expressões que o leitor jamais esquecerá. É o primeiro cronista civil da terra. Alguns episódios da história só são conhecidos através de suas páginas. Capistrano de Abreu chamou a esta obra a enciclopédia viva do século XVI. A história deste trabalho é curiosa. De seu irmão João Coelho de Souza, destemido sertanista falecido às margens do Paraguaçu, recebeu Gabriel Soares de Sousa um famoso roteiro, revelador de misteriosas riquezas no setor da mineração. Deslumbrado pelas perspectivas de imensos descobrimentos, planejou uma expedição em grande escala, metodicamente organizada.
[27068] Notícias pra a História e Geografia das nações ultramarinas 01/01/1836 [4822] Consulta em extra.com.br 18/12/2024
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.