Se dizia que a estrada para o sertão dos "bilreiros" era uma estrada velha, e depois desse ano não se fala mais nessa estrada / vila de Santa Ana da Parnaíba, nesta fazenda do defunto Bernardo Bicudo, paragem chamada Pirapitingui 0 14/08/1650
Se dizia que a estrada para o sertão dos "bilreiros" era uma estrada velha, e depois desse ano não se fala mais nessa estrada / vila de Santa Ana da Parnaíba, nesta fazenda do defunto Bernardo Bicudo, paragem chamada Pirapitingui
14 de agosto de 1650, domingo Atualizado em 25/02/2025 04:41:41
• Imagens (1)
•
•
•
PROJETO COMPARTILHARCoordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
www.projetocompartilhar.org Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette) Bernardo Bicudo, irmão de João Bicudo, foi inventariado em 1650 com testamento feito no sertão em 1649.Era casado com Izabel da Costa, filha de Manuel da Costa do Pino, falecido em 1653 (SAESP vol. 45º, neste site).
Izabel da Costa não consta como filha de Antonia de Chaves (S.L. 9º, 57, 1-6) falecida em 1639 (SAESP vol. 14º, neste site). Seria filha de outro leito, legítima ou natural, já que entrou como herdeira, no inventário paterno, juntamente com os filhos de Antonia de Chaves.
Filhos:
- Antonio Bicudo - Izabel - Maria Luzia Nunes, filha natural
Em 1653 Izabel da Costa já estava casada com Tristão de Oliveira.
BERNARDO BICUDO
Inventário e Testamento
SAESP vol. 15, fls. 171 a 189
Data Test.: 1649
Inventário 14-8-1650
Local: vila de Santa Ana da Parnaíba, nesta fazenda do defunto Bernardo Bicudo, paragem chamada Pirapitingui
Juiz Ordinário e dos Órfãos: João Mendes Geraldo
Escrivão dos Órfãos: Vicente Rodrigues Bicudo
Avaliadores: Pero de Sousa e Manuel Paes Farinha
Declarante: a viuva Izabel da Costa. Testamento apresentado neste Juízo por João Bicudo testamenteiro de seu irmão Bernardo Bicudo que Deus tem, Aos 26-2-1653. TESTAMENTO
Em nome de Deus amen. Estando nestes sertão doente, me puz a fazer estes apontamentos. Encomenda a alma. Declaro que sou casado com Izabel da Costa, filha de Manuel do Pino e dela tenho um filho já grande e duas filhas que são minhas herdeiras como tambem tenho uma filha natural por nome Luzia Nunes mando herde igualmente com suas irmãs. Seja meu corpo enterrado na igreja matriz da vila donde sou morador. Acompanhamentos e missas.
Tivemos contas com:- João Rodrigues Pinto, Francisco Borges, o castelhano; a Domingos Fernandes o manco; a Gonçalo Pires meu primo.Deixa o remanescente da terça a minha mulher.Deixo a meu irmão João Bicudo por meu testamenteiro, encomendo-lhe meus filhos seja tutor deles juntamente com seu (sic) cunhado Alberto Lobo Tinoco.
O Capitão Balthazar Fernandes fez umas casas nuns chãos meus que o defunto seu irmão me havia dado por escritura ficou de me dar outros chãos como confio nele os dará.
E pedi ao Capitão Francisco de Paiva este fizesse e assinasse comigo como testemunha hoje 24-3-1649 Francisco de Paiva - Bernardo Bicudo - Lazaro Dias Diniz - Domingos Dias Diniz - Christovão Diniz - Manuel Collaço de Oliveira - Domingos Nunes Bicudo - Domingos Paes da Silva.
Cumpra-se Santa Ana da Parnaiba 6 de novembro de 1650. Alvaro Neto Bicudo.
Cumpra-se Santa Ana da Parnaiba 7 de novembro de 1650. João Mendes Geraldo.
Procurador da viúva e seus filhos: Manuel da Costa do Pino para que procurasse pela viuva sua filha e pelos herdeiros seus netos. herdeiros nesta fazendaAntonio Bicudo/ - Izabel ------/ Maria meninas// uma filha natural por nome Luzia. Avaliações. fls.182: o procurador da dita viúva Manuel da Costa do Pino requereu ao juiz que tinha por noticia vir o testamento do defunto seu genro Bernardo Bicudo que o trazia seu genro Alberto Lobo Tinoco e sustivesse o dito inventário até chegar o dito testamento (...). Partilhas, quinhões e quitações.
Estrada existente Data: 01/01/1650 Créditos/Fonte: Anais do Museu Paulista - Tomo XXIII - Dados para a história dos índios Página 112
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.