“para o bem do povo e de alguns espanhóis que andam nesta vila e termo dela fugidos”
9 de outubro de 1583, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Por outro lado, a documentação sobre a provisão da armada mostra que ela traziaconsigo muito pouco dinheiro, prevendo para seu abastecimento a venda de produtos e acompra de mantimentos. Além disso, havia a ressalva do rei de que a armada semprecomprasse tudo pelo preço da terra. Assim, um dos temores apontados pelo Duque deMedina Sidonia se confirmou: as vilas das capitanias do sul, por serem recentes e poucopovoadas, não tinham, portanto, condições suficientes de atenderem uma armada comoaquela. Embora, em 1582, a requisição de gado tivesse sido atendida, em 1583, as reaiscondições de voltar a fazê-lo foram colocadas em dúvida. Além disso, esta solicitaçãoocorreu em agosto, ou seja, depois da divisão da armada, quando apenas uma parte delase mantinha nas bandas do sul, aguardando o momento de descer ao Estreito. Nestemomento crítico, vários daqueles homens, desamparados de fome e vestimentas,aproveitaram a ocasião para se dispersarem pelas áreas brasileiras, como o Rio deJaneiro e São Vicente, chegando muitos a São Paulo Este terceiro impacto - o da presença de castelhanos na vila - é o que mais nosinteressa efetivamente. Segundo as atas da Câmara de 09 de outubro, “para o bem dopovo e de alguns espanhóis que andam nesta vila e termo dela fugidos”, recomendavase que Antonio Proença e mais alguns homens fossem buscar “os espanhóis conteúdosno mandato do senhor capitão e governador Jerônimo Leitão.”300 Isso reforça, portanto,a ideia de que homens da armada, estacionados em São Vicente, se deslocavamfrequentemente entre o litoral e o planalto. Alguns deles foram considerados desertores.Segundo Francisco de Assis Carvalho Franco, da armada de Valdés teriam fugido emSão Vicente “mais de 80 homens”301. Tais números foram encampados por RoseliSantaella, que afirmou que “tanto eles quanto seus descendentes se integraramcompletamente na capitania e se converteram em elementos influentes da vida local”.302
OII!
Nascimento de Paulo de Proença Data: 01/01/1530 Créditos/Fonte: https://genearc.net/ 01/01/1530
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!