“flamengo que diz ser casado no Brasil e que reside naquele estado de muitos anos a essa parte e serve de artilheiro na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro” 0 01/01/1606
“flamengo que diz ser casado no Brasil e que reside naquele estado de muitos anos a essa parte e serve de artilheiro na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Apenas três anos antes da chamada “Trégua dos Doze Anos” (1609-1621) entre as Províncias Unidas e a Espanha, um tal Gomes Alberto, “flamengo que diz ser casado no Brasil e que reside naquele estado de muitos anos a essa parte e serve de artilheiro na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”, fazia chegar ao Conselho de Portugal uma advertência de que aquela cidade estava mal fortificada e que era necessário ter “mais recato porque com a notícia que tem da mina de ouro que dom Francisco de Souza descobriu na capitania de São Vicente (hereges flamengos) mostram grande desejo de ir ali...”
Alertava ainda sobre navios que estavam saindo de Duns, Inglaterra, com 300 homens e mulheres, e que de tudo isto sabia pois lá estivera preso. O homem parecia confiável, já que havia apresentado papéis do embaixador D. Pedro de Suniga “em que diz que este homem deu ali mostras de bom católico e de fiel ao serviço de VM”.
O Conde de Salinas, alarmado, reconhecia o perigo e dizia que o “intento dos rebeldes éexercitar a mercancia e comercio nas ditas partes (...) e que para este efeito tratam detomar alguns portos e assentar neles feitorias...” O parecer final sugeria que ogovernador Diogo de Meneses fosse até ali com dois navios e fortificasse ou reparasseos fortes. Ainda se buscava uma ação global, e, por isso, que se fortificasse também Angola e o Castelo da Mina com os novos governadores, mas, ao final, ponderava-seque, embora tudo parecesse muito bom, faltava dinheiro para fazê-lo.450
select * from fontes where report = 20515 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.