“flamengo que diz ser casado no Brasil e que reside naquele estado de muitos anos a essa parte e serve de artilheiro na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro” - 01/01/1606
“flamengo que diz ser casado no Brasil e que reside naquele estado de muitos anos a essa parte e serve de artilheiro na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”
1606 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Apenas três anos antes da chamada “Trégua dos Doze Anos” (1609-1621) entre as Províncias Unidas e a Espanha, um tal Gomes Alberto, “flamengo que diz ser casado no Brasil e que reside naquele estado de muitos anos a essa parte e serve de artilheiro na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”, fazia chegar ao Conselho de Portugal uma advertência de que aquela cidade estava mal fortificada e que era necessário ter “mais recato porque com a notícia que tem da mina de ouro que dom Francisco de Souza descobriu na capitania de São Vicente (hereges flamengos) mostram grande desejo de ir ali...”
Alertava ainda sobre navios que estavam saindo de Duns, Inglaterra, com 300 homens e mulheres, e que de tudo isto sabia pois lá estivera preso. O homem parecia confiável, já que havia apresentado papéis do embaixador D. Pedro de Suniga “em que diz que este homem deu ali mostras de bom católico e de fiel ao serviço de VM”.
O Conde de Salinas, alarmado, reconhecia o perigo e dizia que o “intento dos rebeldes éexercitar a mercancia e comercio nas ditas partes (...) e que para este efeito tratam detomar alguns portos e assentar neles feitorias...” O parecer final sugeria que ogovernador Diogo de Meneses fosse até ali com dois navios e fortificasse ou reparasseos fortes. Ainda se buscava uma ação global, e, por isso, que se fortificasse também Angola e o Castelo da Mina com os novos governadores, mas, ao final, ponderava-seque, embora tudo parecesse muito bom, faltava dinheiro para fazê-lo.450
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!