'“flamengo que diz ser casado no Brasil e que reside naquele estado de muitos anos a essa parte e serve de artilheiro na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro” 0 01/01/1606 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1602
1603
1604
1605
1606
1607
1608
1609
1610
Registros (44)Cidades (20)Pessoas (51)Temas (66)


“flamengo que diz ser casado no Brasil e que reside naquele estado de muitos anos a essa parte e serve de artilheiro na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”
    1606
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Apenas três anos antes da chamada “Trégua dos Doze Anos” (1609-1621) entre as Províncias Unidas e a Espanha, um tal Gomes Alberto, “flamengo que diz ser casado no Brasil e que reside naquele estado de muitos anos a essa parte e serve de artilheiro na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”, fazia chegar ao Conselho de Portugal uma advertência de que aquela cidade estava mal fortificada e que era necessário ter “mais recato porque com a notícia que tem da mina de ouro que dom Francisco de Souza descobriu na capitania de São Vicente (hereges flamengos) mostram grande desejo de ir ali...”

Alertava ainda sobre navios que estavam saindo de Duns, Inglaterra, com 300 homens e mulheres, e que de tudo isto sabia pois lá estivera preso. O homem parecia confiável, já que havia apresentado papéis do embaixador D. Pedro de Suniga “em que diz que este homem deu ali mostras de bom católico e de fiel ao serviço de VM”.

O Conde de Salinas, alarmado, reconhecia o perigo e dizia que o “intento dos rebeldes éexercitar a mercancia e comercio nas ditas partes (...) e que para este efeito tratam detomar alguns portos e assentar neles feitorias...” O parecer final sugeria que ogovernador Diogo de Meneses fosse até ali com dois navios e fortificasse ou reparasseos fortes. Ainda se buscava uma ação global, e, por isso, que se fortificasse também Angola e o Castelo da Mina com os novos governadores, mas, ao final, ponderava-seque, embora tudo parecesse muito bom, faltava dinheiro para fazê-lo.450




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.