'D. Francisco solicitava à Câmara providenciar a melhora e arrumação do “caminho do mar”, terrível serpenteado de trilhas que partiam da base da serra do mar e subiam até o planalto - 01/09/1597 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1593
1594
1595
1596
1597
1598
1599
1600
1601
Registros (35)Cidades (29)Pessoas (55)Temas (94)


D. Francisco solicitava à Câmara providenciar a melhora e arrumação do “caminho do mar”, terrível serpenteado de trilhas que partiam da base da serra do mar e subiam até o planalto
    setembro de 1597, segunda-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:41:41

•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  
  
  


e, em outubro, mais uma que solicitava à Câmaraprovidenciar a melhora e arrumação do “caminho do mar”, terrível serpenteado detrilhas que partiam da base da serra do mar e subiam até o planalto. O serviço deveriaser feito pela “mão comum”, mas, em março do ano seguinte, os oficiais foramobrigados a cobrar dos próprios moradores as providências quanto a este pedido.4 ["SP na órbita do império dos Felipes" José Carlos Vilardaga p.146]





 Fontes (1)

 1° fonte/1958   

“Os transportes em São Paulo no período colonial”, José Gonçalves Salvador
Data: 1958

O último, na direção norte, conduzia ao porto do Rio Tietê. Descer ao mar era ainda uma aventura das mais arriscadas, exigindo coragem e espírito de sacrifício. É verdade que o governador, D. Francisco de Souza, mandara melhorar o dito caminho em 1597 e 1598, mas nem assim podiam transitar por ele as cavalgaduras. Isto, entretanto, não impedia que uma vez ou outra surgissem na pacata vila de Piratininga mercadores forasteiros, acompanhados de seus cargueiros nativos, a trocar os artigos do comércio.




[25001] “Os transportes em São Paulo no período colonial”, José Gonçalves Salvador
30/09/1958


OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.