Inventário de Andreza Dias, filha de Belchior Dias
24 de outubro de 1681, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Andreza, natural de S. Paulo, filha de Belchior Dias Carneiro e Hilaria Luiz, testou em 25 de agosto de 1681 e foi inventariada em 24-10-1681. Declarou os três matrimônios, sem geração. Primeira vez casou com Antonio Peres, segunda vez, com João de Pinha, e terceira vez com Antonio Correa da Silva.Departamento do Arquivo do Estado de São PauloInventários e Testamentos não publicadosPesq.: Fabricio Gerin/Bartyra SetteAndreza Dias 1681(Fragmentos muito danificado)Autos aos 24-10-1681 nesta vila de Santana da Parnaiba em casa de Sebastião Correa, o declarante. Testamento (fragmentos) Aos 25 de agosto de 1681 em Andreza Dias (...). Testamenteiro Sebastião Correa da Silva. (...) meu enteado Matheus ----, seu irmão Sebastião Correa. Defunto meu marido Antonio Correa.Meu f------- Correa (...) ao dito meu filho -----.Declaro que ----------- terrras na sepultura de minha tia Suzana Dias. Declaro que não tenho herdeiros forçados nenhum. É minha ultima vontade instituir por meus herdeiros Sebastião Correa da Silva e sua mulher minha neta Antonia.Missas pela alma do primeiro meu marido Antonio Peres. Do segundo meu marido João de Pinha. Do terceiro meu marido Antonio Correa. Missas pela alma de meu irmão Antonio Carneiro e por outro irmão Isac Dias, e por outro irmão Jeronimo Luiz.Sou natural da vila de S. Paulo e agora moradora desta vila de Parnaiba, filha de Belchior Dias Carneiro e Hilaria Luiz, legitima.Fui casada tres vezes, a primeira com Antonio Peres de que não tive filhos. A segunda com João de Pinha, de que não tive filhos. Terceira vez com Antonio Correa da Silva e tambem não tivemos filhos nenhum.Doei a minha neta Antonia Dias Cortes e seu marido Sebastião Correa da Silva todos os bens que possuo.Devo a Ana Peres irmã do defunto Lazaro Peres.Hoje 25 ------- 1681. Assinou a rogo da testadora Andreza Dias, Domingos Ribeiro.Aprovação do testamento.Cumpra-se Parnaiba 03 de outubro de 1681.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!