'Gabriel de Lara tenta registrar ouro de Paranguá em São Paulo - 27/11/1649 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1645
1646
1647
1648
1649
1650
1651
1652
1653
Registros (42)Cidades (21)Pessoas (48)Temas (26)


Gabriel de Lara tenta registrar ouro de Paranguá em São Paulo
    27 de novembro de 1649, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Fontes (1)
  
  
  


A administração das Minas de Paranaguá, por autoridades nomeadas pelo Governo do Rio de Janeiro, não era bem vista pelo Governo de S. Paulo. Alem disso, a competição de dominação por parte dos descendentes dos donatarios das Capitanias de S. Vicente e de S. Amaro, respedivamente doadas em 1531 a Martim A_ffonso de Souza e a seu irmão Pedro Lopes de Souza, ve10 estabelecer grande tumulto e confusão.

Em vereança de 27 de Novembro de 1649, perante a Camara compareceu o Provedor das minas, Pascoal Affonso e requereu e declarou que: - "a ele lhe tinha vindo a noticia em como na villa de pernaguá nas minas descobertas que veio o cappitão gabriel de lara registrar a casa da moeda e quintos reais desta vila de São Paulo assiste e esta de morada - Eliodoro ebano - onde dizem que tem feito caza da fundição e quinta e manda marcar ouro por oficiaes que para isso lá tem feito sendo que não tem ordem para o poder fazer e ser contra o regimento de sua magestade pello que requeria aos ditos oficiaes da camara da parte do dito senhor lhe dessem toda ajuda e favor e indios para irem em sua companhia a dita vila de pernaguá para onde está de partida a impedir e atalhar ao dito - leodoro ebano - a que não va por diante com seu intento e outro sim requereo mais que lhe mandassem elles ditos officiaes da camara passar precatarias ás justiças das villas de cananéa e de paranaguá e bem assim ao Cappitão Gabriel de Lara, da dita vila (. . . . .) lhe dê toda ajuda e favor necessaria para o dito e que toda pessoa que tiver que quintar ouro o venha fazer a esta villa de são paullo aonde sua magestade tem casa de moeda e quintos reaes (. . . . .) requereu mais em como as ditas minas de pernaguá adonde se quinta o dito ouro e marqua está em porto de mar adonde tem o inimigo hollandez noticia della lhe será mui fasil ir com seus navios e fazersse senhor dellas com o que dará muita perda a sua magestade e que acudissem a isso por se escusar o mal que daqui podia resultar ... » foram expedidos os precatorios referidos e mandado que lhe fossem fornecidos os índios necessarios a acompanharem-no na deligencia á Paranaguá. (Vol. V das referidas adas da Camara de S. Paulo, pag. 389 a 392.)





OII!

+1649
  Registros42
  Cidades21
  Pessoas48
  Temas26


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!