'Leilão lavrado, com o mesmo ritual, pelo mesmo Garcia, em local idêntico e no qual compareceu como arrematante, João Francisco, bem como o despacho de Borba 0 18/06/1701 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1697
1698
1699
1700
1701
1702
1703
1704
1705
Registros (41)Cidades (14)Pessoas (18)Temas (35)


Leilão lavrado, com o mesmo ritual, pelo mesmo Garcia, em local idêntico e no qual compareceu como arrematante, João Francisco, bem como o despacho de Borba
    18 de junho de 1701, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


n. 37 Termo de praça lavrado por Garcia Rodrigues Paes, o moço, acompanhado de outros autos de tomadias realizadas em Todos esses bens foram a praça e eis os termos em que o neto de Fernão Dias a redigio: "Aos desoito dias do mez de dezembro de mil esette sentos e hü annos neste ribeirão de Sabarabuçu, estando ahi prezente o Guarda Mor Manoel de Borba Gatto por ordem do Senr. Gor. ecapptam. Gal. Artur de Saâ E Menezes mandou por em praffa pa. efeito de se arematar, seis Giboins (segue-se a indicação das demais peças acima relacionadas) da tomadia que fez a Joseph Vieira Fiúza por ter andado o tempo de Lei na praça E não aver quem defsemayor lanço pa. o se notificarão os lançadores E andando com as sobreditas Couzas em pregão o portero em vos alta e Emteligivel que bem se deixava Emtender dizendo Coatro Sentas oitavas de Ouro me dão por toda Esta fazenda da tomadia que se fez a Joseph Vieira Fiusa, E mais tomara se mais achara.

Há quem mais de venhace a mim Receberei o seu lanço E não a vendo qm mais lhe deçe lhe dice o ditto Guarda Mor arematace ao que continuou o ditto porteiro doulhe hüa doulhe duas, e doulhe hüa mais piquinina E logo me teu oramo na mão do lançador. Frco. Pimenta E o dto. Guarda Mor Manoel de Borba Gatto, e Eu Garcia Roiz Paes oescrevi. (a) Mel. de Borbagato Franco. Pimta. de Olivra." Abaixo o despacho: "Remeto estes auttos ao administrador Geral das minas pa. mandar o que lhe parefer Justissa minas do Rio das velhas 22 de Julho de (a) Mel. d. Borbagatto." Enfeixados com este auto encontram-se: "Inventario dafazenda deque se fes tomadia a Ant. da Rocha Branco."

Seguem-se o rol da fazenda, que foi arrecadada, o auto de leilão lavrado, com o mesmo ritual, a 18 de junho de 1701, pelo mesmo Garcia, em local idêntico e no qual compareceu como arrematante, João Francisco, bem como o despacho de Borba;




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.