Entrada que dá Manoel Ferreira Tabofa de dous negros", lavrado na Villa Real de N. S. da Conceição
16 de março de 1701, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Doe. n. 41 Faz referencia a vários documentos interessantes, inclusive arrematação de terras mineraes, presidida por Borba Gatto, a 6 de março de 1701, e sitas no Ribeirão de N. S. de Mont Serrate. Ha na 16.a gaveta do 2." cofre um livro curioso, a que faltam, além da abertura e encerramento, as primeiras paginas, pois começa pela de n. 9, sendo todas rubricadas "Olivra." por "Termo A fls. 9, encontra-se um de entrada que dá Manoel Ferreira Tabofa de dous negros", lavrado na Villa Real de N. S. da Conceição, a 16 de março de No entretanto, a fls. 44, vamos encontrar uns poucos termos de arrematações de datas prezididas por Borba Gatto, seguindo-se outros a que ele já não comparece. A fls. 64, esse livro, após varias paginas em branco, passa, novamente, "termos a receber a rubrica de Borba, em de ouro quintado" e isto vae até fls. 79v., figurando, de fls. 93 em diante, vários documentos curiosos. Transcrevamos os que nos parecem de maior valia: "Termo de arematação que fe fes ao Alferes Joseph Pires Montr0 da datta de trinta brafsas de serra do Ribr. nofsa Sra. do Mofsarrate de q foi des Cubridor osargto. Mayor Dos. Ro.z da Fonseca, pertencente a fazda. de Sua Magde. que Deus gde. Aos seis do mes de Março de mil Sete Sentos e hü anno No Aráyal, dig. o na prafsa do Ribeirão de Nofsa Sra. de Mofsarrate estando ahy przte. o Guarda Mor deste deftrito o Tenente Gnal. Mel. de Borba Gatto, mandou por empregão pa. efeito de searematar a data de trinta braf sas de terra def te mefmo Ribeirão de que foi def cubridor o Sargto. Mor Dos. Roiz da Fonca. pertencente a Fazda. de Sua Magde. que Deus gde. por aver andado o tempo que manda a Lei e o regimto. e de Clara na prafsa, e não aver nas minas gerais qm. defse mayor Lanço, que o que se oferecia neste destrito, pa.oque se notificarão todos os lançadores, e andando com ella em pregão o Porteiro Giorge, em volz alta, e entiligivel, que bem se deixava entender, dizendo dezendo des las. e hüa
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.