'Morro de Hybyticatú do termo da villa de Sorocaba - 23/05/1720 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1716
1717
1718
1719
1720
1721
1722
1723
1724
Registros (38)Cidades (32)Pessoas (0)Temas (86)


Morro de Hybyticatú do termo da villa de Sorocaba
    23 de maio de 1720, quinta-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:39:58

•  Fontes (4)
  
  
  


f A^ real pessoa de Vossa Magestade guarde Deus, como todos os vassallos havemos mister. S. Paulo, 23 de Maio de 1720. Aos reaes pés de Vossa Magestade. — Bartholo- meu Paes de Abreu. » Chegou a frota ao Rio de Janeiro, e n^ella não teve o capitáo Bartholomeu Paes a menor solução do seu reque- rimento. Neste tempo estavam já descubertas as minas de ouro do Cuyabá por Pascoal Moreira Cabral, natural de S. Paulo, que foi áquelle inculto sertão, seguindo doeste povoado pelo rio Anhamby, hoje conhecido pela nomen- clatura de Tielé até ás novas minas. O conde de Assumar D. Pedro de Almeida, então governador e capitão-general da capitania de S. Paulo, que se achava nas Geracs, reco- nhecendo que as novas minas do Cuyabá não podiam ser dilatado estabelecimento, dependendo o commerciodas monções de anno a anno pela navegação dos rios, e era utilíssimo conseguir-se caminho de terra, não duvidou em nome de Sua Magestade ajustar a factura do caminho de terra com Gabriel Antunes Maciel, nacional de S. Paulo, com grande pratica d^aquellos sertões, conferindo-lhe por premio varias mercês, de que lho mandou passar provisão ; porém Gabriel Antunes nesse mesmo anno de 1720 se- gaia a navegação c se recolheu ao Cuyabá, deixando in- froctuosa a esperança do caminho ajustado á sua custa, porque para conseguil-o era necessário muito dinheiro. O eopitão Bartholomeu Paes de


Morro de Hybyticatú do termo da villa de Sorocaba
23 de maio de de 1720, quinta-feira (Há 305 anos)

que sempre medi- tava em que fazer algum particular serviço á coroa e á uti- lidade publica y persuadido de que se puzéra em desprezo a saa representação, que já referimos, propôz em camará (sapposta a ausência do general em Minas-Geraes ) que qaeriaá sua custa abrir o caminho de terra para o Cuyabá, dando-lhe principio pelo morro de Hybyticatú do termo da villa de Sorocaba ; e, sendo-lhe approvada a resolução, sedispôz para o rompimento da campanha, para cujo ser- TÍ{o entrou com força de armas e bons trabalhadores, aJQstando-se e taxando-se na mesma camará o salário de 4f por mez a cada indio dos que pediu para a factura do camíoho. Sahiu de S. Paulo para o sertão do Cuyabá em 1721, e, tendo chegado com picada á altura do Rio-Grande, deitando três feitorias de plantas de milho, feijão e outros legames, e em uma d^ellas duzentos e cincoenta bois para se sustentar a tflj^a, voltou a S. Paulo com a noticia de ter chegado Rodrigo César de Menezes, governador e capi- tâo-general (que tinha sido despachado em lugar de Pedro Alvares Cabral, que se havia escusado doeste governo ao tempo de fazer o pleito de homenagem pela capitania que vinha governar) da capitania de S. Paulo (Secretaria ul- tramarina,






[28289] Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
23/05/1720

[23952] João Mendes de Almeida (1831-1898) - “Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX”
23/05/1720

[26221] Ofício dirigido á secretaria de Estado
30/10/1770

[28450] UMA HISTÓRIA FASCINANTE: É O QUE REÚNE BOTUCATU DESDE O SEU SURGIMENTO botucatu.sp.gov.br
08/03/2023



+1720
  Registros38
  Cidades32
  Pessoas0
  Temas86


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!