'Partiu do Tejo uma armada de três galeões comandada por Cristóvão Cardoso de Barros - 01/05/1566 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1562
1563
1564
1565
1566
1567
1568
1569
1570
Registros (25)Cidades (13)Pessoas (0)Temas (21)


Partiu do Tejo uma armada de três galeões comandada por Cristóvão Cardoso de Barros
    maio de 1566, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Em maio de 1566, partiu do Tejo uma armada de três galeões comandada por Cristóvão Cardoso de Barros, trazendo reforços e com ordens expressas para Mem de Sá ir pessoalmente ao A Rio e expulsar definitivamente os franceses. Trazia também o comandante da esquadra duas cartas dirigidas a um cavaleiror professo da Ordem de Cristo, não identificado, com determinações para lançar o hábito de Frei cavaleiro da Ordem a Mém de Sá.

A v " vOoutra carta era dirigida ao já Frei Mém de Sá com instruções para— impor o hábito de noviço a Estácio de Sá (24). Desta maneira,i para fazer frente à invasão empreendida por ura Frei hospitalário,Villegaignon , foi concedido o mesmo título monástico a Mém de Sá.cristova de barros Soldado en Bahía en 1566, Capitão mor de la flota que auxilió a los fundadores de Rio de Janeiro. [1]

A Mesa da Consciência ou «Mesa da Consciência e


Partiu do Tejo uma armada de três galeões comandada por Cristóvão Car...
maio de de 1566, domingo (Há 459 anos)

, Tribunal criado por D. João III em 1532, tratava de várias matérias jurídicas e administrativas, em particular as que se referiam às Ordens de Cristo, Avis e Santiago. E, pela Ordem de Cristo, dos assuntos de consciência próprios das missões ultramarinas, um dos quais, a liber- dade dos índios. Sobre os documentos referentes à Mesa da Consciência, quer civis, quer pontifícios, cf. Fortunato de Almeida, História da Igreja em Portugal 111/2, 11-13; Grande Enciclopédia Por- tuguesa e Brasileira xvil 17-18; W. Ferreira, História do Direito Brasileiro 11 139-142. Nos casos que se apresentavam nas Missões referentes a estes melindrosos assuntos de consciência, mandava El-Rei que fossem ouvidos os da Companhia, como se vê pela carta de 1566 a Mem de Sá em que ordena se fizesse junta com o Governa- dor, o Bispo, o Provincial (Luis da Grã), o Visitador P. Inácio de Aze- vedo e o P. Manuel da Nóbrega (doe. 45). Em 1575 pediu o P. Geral ao Cardeal D. Henrique que dispensasse os da Companhia na Índia de se acharem na Mesa da Consciência {Lus. 6j, f. 55V). [2]





OII!

+1566
  Registros25
  Cidades13
  Pessoas0
  Temas21


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!