Pedro de Souza, Administrador das minas, recebeu ordem do Rei Dom João IV para fazer indagações a respeito das minas
30 de abril de 1653, quarta-feira Atualizado em 22/08/2025 04:32:10
• Imagens (3)
• Fontes (3)
•
•
•
Diz Balthazar da Silva Lisboa, que Pedro de Souza, Administrador das minas, recebeu ordem do Rei Dom João IV para fazer indagações a respeito das minas que existiam junto de Paranaguá e que para cumprir o Administrador geral com aquela Real Resolução, se passou immediatamente a Paranaguá e ao Iguape a fim de pessoal mente fazer os exames necessarios a custa da Real Fazenda, para cujo fim se dirigiu de Iguape a 30 de Abril de 1653 aos Officiais da Camara de S. Paulo, ordenando que fizessem descer as tres Aldeas do Real Padroado.
1ª fonte
Data: 1895
Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo, volume VI
Diz Balthazar da Silva Lisboa, que Pedro de Souza, Administrador das minas, recebeu ordem do Rei Dom João IV para fazer indagações a respeito das minas que existiam junto de Paranaguá e que "para cumprir o Administrador geral com aquela Real Resolução, se passou immediatamente a Paranaguá e ao Iguape a fim de pessoal mente fazer os exames necessários a custa da Real Fazenda, para cujo fim se dirigiu de Iguape a 30 de Abril de 1653 aos Officiais da Camara de S. Paulo, ordenando que fizessem descer as três Aldeas do Real Padroado". [23548]
2ª fonte
Data: 1915
Primeiro Congresso de História Nacional: Explorações Geográficas, Arqueológicas e Etnográficas
Arqueologia da primeira casa de fundição de ouro do Brasil, Iguape, SP
Outra informação dá o estabelecimento da Casa de Fundição de Iguape em 1653, por Pedro de Sousa Pereira, administrador geral das minas.
“Passou o Provedor da Fazenda, e Administrador Geral das Minas Pedro de Souza Pereira à Villa de Paranagôa e de Igôape, a fazer exame destas Minas, e por conta do estado dellas ordenou por mandado seo, datado em Igôape, a 30 de abril de 1653, aos officiaes da Camara de S.Paulo fizessem descer a Villa da Conceição para onde vinha caminhando, e dispondo o que sobre o particular das Minas convinha ao serviço de S.Magestade as 3 Aldeas doseo Real Padroado, a saber: a de S.Miguel, a de Marueri; e a dos Pinheiros, com todos os Indios, e suas famílias, a cargo de Capitaens brancos, que estavam governando as ditas Aldeas.....” ( Taques:87).
A proposta não foi concretizada pela intervenção dos camaristas de São Paulo, mas essa citação mostra a preocupação com o desenvolvimento do trabalho nas minas e dá uma informação importante sobre o problema da mão de obra nas minas.
Assim como a sua fundação o seu fechamento também não está precisamente documentado. A indicação comum é que ela tenha funcionado até 1760, após ter passado por uma reforma e restauração em 1737. [31491]
Memória Histórica de Xiririca Data: 01/01/1940 Página 37
ID: 12664
Primeiro Congresso de História Nacional: Explorações Geográficas, Arqueológicas e Etnográficas Data: 01/01/1915 Página 82
ID: 5721
Primeiro Congresso de História Nacional: Explorações Geográficas, Arqueológicas e Etnográficas Data: 01/01/1915 página 83
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.