'Engenho São Jorge dos Erasmos, de Jorge Erasmo Schetzen 0 01/01/1534 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1530
1531
1532
1533
1534
1535
1536
1537
1538
Registros (28)Cidades (19)Pessoas (21)Temas (43)


Engenho São Jorge dos Erasmos, de Jorge Erasmo Schetzen
    1534
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


Já a esse tempo, o primeiro engenho de assucar mandadoconstruir pelo donatário de S. Vicente, e que por essa razãoem alguns velhos documentos se chamou engenho do senhorGovernador, ou fazenda do trato, era propriedade da famíliade Jorge Erasmo Schetzen, que ahi se fazia representar porum feitor. Desde então começou a denominar-se—•engenho dosarmadores ou de S. Jorge dos Erasmos. [2]

Quem viaja pelo litoral paulista, entre as cidades de Santos e São Vicente, pode encontrar o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP. São os vestígios de um engenho de açúcar construído em 1534 e é a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa em território brasileiro. O local é aberto a visitações, mas também é um espaço de pesquisa e estudos administrado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.Um projeto quer levar o público a fazer uma viagem no tempo e conhecer por dentro o engenho de açúcar do século 16 em pleno funcionamento. Para isso, a produtora santista Release Eletrônico reconstruiu virtualmente o Engenho São Jorge dos Erasmos em um filme que leva a uma imersão em vídeo e áudio em 360º, com uso de tecnologia de realidade virtual.A produção é vencedora de um edital do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e pode ser acessada gratuitamente no Youtube e no hotsite especialmente criado pelo projeto. Além do filme, há detalhes da produção, curiosidades e imagens 360°.O edital do Proac estabelecia premiar projetos que estimulassem o aprimoramento técnico do produtor e o desenvolvimento do mercado. “O edital é de 2019, justamente num período em que eu estava iniciando o trabalho com a técnica de imersão em 360º. Eu sempre me identifiquei com o Engenho São Jorge dos Erasmos e vi no Proac uma forma de mostrar aos santistas que a cidade já produziu açúcar, produto cujo nosso porto é líder mundial em exportação. Assim surgiu a ideia do filme”, conta o produtor executivo e diretor da Release Eletrônico, Silvio Reis Jr., a entrar na competição.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.