'Casamento de João Lourenço Corim II com a viúva Maria Nunes da Silva, filha de Salvador Nunes de Mattos e Ignez Moreira da Silva - 14/02/1768 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1764
1765
1766
1767
1768
1769
1770
1771
1772
Registros (40)Cidades (22)Pessoas (0)Temas (39)


Casamento de João Lourenço Corim II com a viúva Maria Nunes da Silva, filha de Salvador Nunes de Mattos e Ignez Moreira da Silva
    14 de fevereiro de 1768, domingo
    Atualizado em 25/02/2025 04:38:56

•  Fontes (1)
  
  






 Fontes (1)

 1° fonte/2018   

Amaro Domingues. projetocompartilhar.org
Data: 2018

João Lourenço Corim aos 14 de fevereiro de 1768 casou com a viúva Maria Nunes da Silva, filha de Salvador Nunes de Mattos e Ignez Moreira da Silva todos naturais de Sorocaba, neta paterna de João Nunes de Mattos e de Teresa Fernandes Nogueira, naturais de Mogi das Cruzes (família “Miguel Fernandes Nogueira), neta materna de Manoel Delgado da Silva e Izabel Correa, naturais de Jacarei.

Sorocaba, SP Igreja N Sra da Ponte aos 14-02-1768 nesta matriz e testemunhas o Cap. Paulino Ayres de Aguirre e Miguel Antunes, casados e ambos desta freguesia. João Lourenço Corim, f.l. Antonio Antunes Paes e Josefa de Oliveira Leme = cc Maria Nunes da Silva, f.l. Salvador Nunes e Ignez Moreira da Silva todos naturais e moradores desta freguesia de onde são naturais e moradores os contraentes. O contraente não soube quais foram seus avos. A contraente é neta paterna de João Nunes Nogueira natural de Mogi das Cruzes e de Teresa Nogueira tambem de Mogi das Cruzes, e neta materna de Manoel Delgado e Izabel Correa naturais de Jacarei.




[3616] Amaro Domingues. projetocompartilhar.org
26/03/2018



+1768
  Registros40
  Cidades22
  Pessoas0
  Temas39


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!