Bernardo José de Lorena informava ao Conselho Ultramarino que nada constava sobre contrabandos e roubos na capitania de São Paulo
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Carta a Martinho de Mello Castro. 03.02.1788. Documentos Interessantes para a história e costumesde São Paulo, Vol. 25, p. 69. Em ofício de 20 de outubro de 1788, Bernardo José de Lorena informava ao Conselho Ultramarino que nada constava sobre contrabandos e roubos na capitania de São Paulo. Sobre isso, o Capitão General dizia ainda que continuaria tomando “todas as Providências precisas, tanto noPorto de Santos, como nas estradas que se dirigem as outras capitanias”. Cf. Ofício n.º 3 do Governador e Capitão General da capitania de São Paulo para o Ministro e Secretário de Estado dos Negócios daMarinha e Domínios Ultramarinos, Projeto Resgate de documentação histórica, documento 3215.
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto, mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer mas outros ‘me disseram para fazer isto‘ ou que a virtude não era conveniente no momento não será suficiente.