'A gravidade destes assuntos referenciados nas instruções dadas à Lorena evidencia-se ainda mais na carta destinada ao Conselho Ultramarino 0 08/07/1788 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1784
1785
1786
1787
1788
1789
1790
1791
1792
Registros (39)Cidades (16)Pessoas (29)Temas (25)


A gravidade destes assuntos referenciados nas instruções dadas à Lorena evidencia-se ainda mais na carta destinada ao Conselho Ultramarino
    8 de julho de 1788, terça-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


A gravidade destes assuntos referenciados nas instruções dadas à Lorenaevidencia-se ainda mais na carta destinada ao Conselho Ultramarino, em 8 de julho de1788190. Escrita apenas três dias após ter sido empossado, esta carta contém as primeirasimpressões do Governador, entre as quais se destacavam os “rendimentos, e despesas damesma Capitania, para poder informar a V. Ex.a do seu Estado e ver se podia estarseguro de suprir, como é preciso, ao importante objeto da Demarcação”. Examinando os papéis da Junta Real da Fazenda, Bernardo José de Lorenaobservava que em São Paulo “a despesa excedia a receita em 40:410$810 réis (,,,) e aCapitania do Rio de Janeiro era devedora a esta da quantia de 59:930$154 réis (...) eainda apesar de ter feito alguns pagamentos tem crescido mais a dívida até o tempopresente”. Mesmo com a impossibilidade em “dar (...) conta exata do seu estadoeconômico”, o novo Capitão General ressaltava que “devendo passar-se um termo detudo isso que junto remeto, esperando só de V. Ex.a queira representar tudo o referido aSua Majestade, para que a mesma Senhora aprove o que se julgar necessário ao bem doseu serviço, a minha diligência, o meu cuidado na arrecadação da Real Fazenda, emadiantamento das rendas da Capitania só pode ser útil para tempo mais distante e oserviço de Sua Majestade merece desde logo o maior cuidado”. Com efeito, ao analisarmos a documentação referente a administração deBernardo José de Lorena, podemos observar que as atenções deste Capitão Generalpriorizavam as questões da demarcação dos limites entre São Paulo e a capitania deMinas Gerais e as possessões espanholas, a manutenção de tropas e regimentos deInfantaria, bem como o incentivo à agricultura e comércio paulistas. Neste último item,nota-se a preocupação de Lorena em “orientar” a forma pela qual negociantes eprodutores das vilas litorâneas deveriam comercializar seus gêneros. É o que se verificana carta enviada ao Capitão Mor da vila de São Sebastião Manoel Lopes daRessurreição, em 18 de julho de 1788191, na qual era ordenado a examinar “a quantidadede açúcar que há nessa vila e suas vizinhanças, e os seus preços, e tanto pelo tanto nãodeixe sair nenhum para o Rio de Janeiro enquanto houver quem o queira destaCapitania, ou para ir embarcar-se para a Europa no Porto de Santos”.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.