'John Kokpe deixa a propriedade de Chico Taques 0 02/01/1876 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1872
1873
1874
1875
1876
1877
1878
1879
1880
Registros (61)Cidades (45)Pessoas (67)Temas (96)


John Kokpe deixa a propriedade de Chico Taques
    2 de janeiro de 1876, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


O ajuste de um novo trolly e a moléstia de minha companheirinha de jornada detiveram-nos quatro dias. Ao cabo d´elles, mandei atralar os animaes e puzemo-nos em marcha para Itapetininga. Quando partimos, ainda o sol se não erguera acima do horizonte.

As gottas de orvalho nas folhas cubriram-se do matiz rubro das nuvens, que precendem a aurora; o dorso longínquo das serranias começava a desprender nos ares os anileos mantos de tenuíssima neblina; a espaços, se ouvia o pio monótono das perdizes na macega, e, de vez em quando o berrar prolongado dos terneiros nas mangueiras dos sítios que beiram as estrada.

O caminho, como o anterior, e na phrase experessiva dos caipiras é muito dobrado. A curtas distâncias retesávamos as parelhas, suarentas e picadas das terríveis butucas, que as perseguiam. Por volta de meio-dia, chegamos à fazenda do Capitão Manoel Theodoro de Camargo.Hospitaleiro e chão, o velho recebeu os desconhecidos com o riso nos lábios, e deleitou-os pela delicadesa do seu tratamento. Fartas tigelas de pingue leite mataram-nos o calor do sol ardente de janeiro, e confesso que me atirei a ellas com uma fúria verdadeiramente bárbara. Jantamos após, fizemos o chylo em molle embalo de frescas alvíssimas redes, e às três tão poucos momentos foram muitos para arraiguar-nos sympathias profundas no coração.Com o cahir das sombras, também nossas frontes se ensombraram. Lembranças dos que atraz ficavam!... Recordações vivas da Paulicéia querida, rolavam grossas lágrimas tumultuosas pelas faces de minha companheira, e, do desfilar das serras – do murmúrio das cascatas longínquas, do farfalhar da folhagem das mattas – e ouvia erguer-se lânguida, perfumada, explendidamente bella, a minha dilecta Petrópolis!Ao cabo de algum tempo, vasta planície. O azul dos céus carregára-se – o verde dos bosques se ennegrecera – as vozes dos pássaros se calaram – levantou-se o grito estridulo do grilo, e o eco repetiu o chio do carro a recolher-se ao descanso. A estrada descia mansamente – aqui uns ranchos, acolá outro; - bestas a espojarem-se – arreios empilhados, ao clarão avermelhado das fogueiras, um vulto de cocoras a mecher um caldeirão suspenso, e, sobre os ligaes, de barriga ao ar, tropeiros que repousavam enquanto um outro sentado sobre os calcanhares e com as costas à parede casava ao som da viola as notas rudes de uma trova sertaneja: Dizem que o cigarro tira As mágoas do coração; Pintado o cigarro acaba; As mágoas nunca se vão. A cidade approxima-se. É Itapetininga: já nos Pinheirinhos nos haviam dito: É ali, (e, de passagem, registre-se que o ali do interior nunca é para menos de légoa). Luzes disseminadas, como estrellas dispersas, indicaram-nos o termo da viagem do dia. Entramos no povoado. Ruas quase desertas – altas massas perfiladas; muros de taipa ou casas; à porta de uma botica, um grupo; rótulas, que o rolador do trolly despertara, o ruído surdo de um tambaque a festejar os Reis, eis as primeiras impressões.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.