'“fizemo-nos de vela para São Lucas, com vento contrario” 0 21/04/1549 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1545
1546
1547
1548
1549
1550
1551
1552
1553


   21 de abril de 1549, quinta-feira
“fizemo-nos de vela para São Lucas, com vento contrario”
      Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


No anno de 1549, no quarto dia depois da paschoa, fizemo-nos de vela para São Lucas, com vento contrario, peloque aportámos a Lissebona; quando o vento melhorou tomosaté as ilhas Cannarias e deitámos ancora numa ilha chamadaPallama (Palma), onde embarcámos algum vinho para a viagem. Os pilotos dos navios resolveram, caso ficassem separados no mar, encontrarem-se em qualquer terra que fosse, nográo 28 ao sul da linha equinoccial. De Pallama, fomos até Cape-virde (Cabo-Verde), isto e, acabeça verde, situada na terra dos mouros pretos. Alli quasinaufragámos; mas continuámos a nossa derrota, porém o vento era-nos contrario e levou-nos algumas vezes até a terra deGene (Guiné), onde também habitam mouros pretos. Depois,chegámos a uma ilha denominada S. Thomé, que pertence aEl-Rei de Portugal. É uma ilha rica em assucar, mas muitoinsalubre. Ahi habitam portuguezes que tem muitos mourospretos, que lhes pertencem. Tomámos água fresca na ilha econtinuámos a viagem, perdemos ahi de vista dous dos navioscompanheiros, que, por causa de uma tempestade, se afastaram, de modo que ficámos sós. Os ventos eram-nos contrários, porque naquelles mares tem elles a particularidade desoprarem do sul, quando o sol está ao norte da linha equinoccial, e quando o sol está ao sul desta linha vêm ellesdo norte e costumam então permanecer na mesma direcção durante cinco mezes, e por isso não podemos seguir onosso rumo durante quatro mezes.


select * from fontes where report = 21689 order by data asc

1987 Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987) Atualizado em 02/04/2025 00:10:21 É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de

um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.

Quantos registros?


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
29059 registros, 15,193% de 191.260 (meta mínima)
663 cidades
3689 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP