'Foi ordenado ao governador que convocasse os homens distintos da capitania - 03/12/1734 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1730
1731
1732
1733
1734
1735
1736
1737
1738
Registros ()Cidades (18)Pessoas (19)Temas (45)


Foi ordenado ao governador que convocasse os homens distintos da capitania
    3 de dezembro de 1734, sexta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


Por provisão régia de 3 de Dezembro de 1734, foi ordenado ao governador e capitão-general de S. Paulo ( então o conde de Sarzedas) que convocasse uma junta de todos os homens distinctos da capitania, a fim de estudar e propor o melhor modo de conservar, augmentar e desenvolver as minas de Goyaz. Esta junta foi reunida efFectivamente no dia 25 de Abril de 1735, em o palácio e na presença do governador capitão-general. Delia fez parte o capitáo-mór Manoel Mendes de ALMEmA. Entre as cinco resoluções tomadas, cumpre assignalar a da prohibição do curso da moeda cunhada, e a da separação de Goyaz e de Matto- Grosso para formarem capitanias independentes da de S. Paulo. Qnando falleceu, seu inventario, a regular pelo da mulher, foi de cem contos de réis, ou pouco mais, cm boa moeda e em valores daquelle tempo. De seu consorcio com D, Maria Gomes de Sá teve ( Hoje, a villa da Cotia. (**) Este titulo Lopes Silvas não foi publicada na Nobmar<^tía Paulistana^ coino muitos outros, apenas prometiidos . Talvez extraviados.





OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.