'Segunda missa do Brasil? - 03/05/1500 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1496
1497
1498
1499
1500
1501
1502
1503
1504
Registros (50)Cidades (20)Pessoas (38)Temas (68)


Segunda missa do Brasil?
    3 de maio de 1500, quinta-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:39:06

•  Fontes (1)
  
  


Esta terra se descobriu aos 25 dias do mês de abril de 1500 anos por Pedro Álvares Cabral, que neste tempo ia por capitão-mor para a Índia por mandado de el-rei D. Manuel, em cujo nome tomou posse desta província, onde agora é a capitania de Porto Seguro, no lugar onde já esteve a vila de Santa Cruz, que assim se chamou por se aqui arvorar uma muito grande, por mando de Pedro Álvares Cabral, ao pé da qual mandou dizer, em seu dia, a 3 de maio, uma solene missa, com muita festa, pelo qual respeito se chama a vila do mesmo nome, e a província muitos anos foi nomeada por de Santa Cruz e de muitos Nova Lusitânia; e para solenidade desta posse plantou este capitão no mesmo lugar um padrão com as armas de Portugal, dos que trazia para o descobrimento da Índia para onde levava sua derrota.

A província do Brasil está situada além da linha equinocial da partedo sul, debaixo da qual começa ela a correr junto do rio que se diz dasAmazonas, onde se principia o norte da linha de demarcação erepartição; e vai correndo esta linha pelo sertão desta província até 45graus, pouco mais ou menos.Esta terra se descobriu aos 25 dias do mês de abril de 1500 anos porPedro Álvares Cabral, que neste tempo ia por capitão-mor para a Índiapor mandado de el-rei D. Manuel, em cujo nome tomou posse destaprovíncia, onde agora é a capitania de Porto Seguro, no lugar onde jáesteve a vila de Santa Cruz, que assim se chamou por se aqui arvoraruma muito grande, por mando de Pedro Álvares Cabral, ao pé da qualmandou dizer, em seu dia, a 3 de maio, uma solene missa, com muitafesta, pelo qual respeito se chama a vila do mesmo nome, e a provínciamuitos anos foi nomeada por de Santa Cruz e de muitos Nova Lusitânia;e para solenidade desta posse plantou este capitão no mesmo lugar umpadrão com as armas de Portugal, dos que trazia para o descobrimentoda Índia para onde levava sua derrota.A estas partes foi depois mandado por Sua Alteza Gonçalo Coelhocom três caravelas de armada, para que descobrisse esta costa, com asquais andou por elas muitos meses buscando-lhe os portos e rios, emmuitos dos quais entrou e assentou marcos dos que para estedescobrimento levava, no que passou grandes trabalhos pela poucaexperiência e informação que se até então tinha de como a costa corria, edo curso dos ventos com que se navegava. E recolhendo-se GonçaloCoelho com perda de dois navios, com as informações que pôdealcançar, as veio dar a el-rei D. João, o III, que já neste tempo reinava, oqual logo ordenou






[29115] “Como surgiu mito de que o Brasil foi descoberto sem querer”. Edison Veiga Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil
21/04/2023


OII!

+1500
  Registros50
  Cidades20
  Pessoas38
  Temas68


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!