ANTT, ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO, OFM, PROVÍNCIA DE SANTO ANTÓNIO, PROVÍNCIA, MAÇO 8, MACETE 7 - TRASLADO AUTÊNTICO DA PROVISÃO DA ORDINÁRIA DO CONVENTO DO ESPÍRITO SANTO PASSADA PELO GOVERNADOR -GERAL DO BRASIL D. FRANCISCO DE SOUSA. Opções de buscaIdentificador: RD-2274Referência documental:
ANTT, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, OFM, Província de Santo António, Província, Maço 8, Macete 7 - Traslado autêntico da provisão da ordinária do Convento do Espírito Santo passada pelo Governador -Geral do Brasil D. Francisco de Sousa.
1598, Dezembro, 3, Capitania do Espírito Santo – Traslado autêntico da provisão da ordinária do Convento do Espírito Santo passada pelo Governador Geral do Brasil D. Francisco de Sousa.
A.N.T.T, O.F.M., Província de Santo António, Província, Maço 8, Macete 7.
O Guardião e mais religiosos do Mosteiro de são Francisco desta Vila de Nossa Senhora da Vitória capitania do Espírito Santo, que o governador geral Dom Francisco de Sousa lhes passou provisão da ordinária assim e da maneira que Sua Majestade tinha feito mercê às mais casas da Custódia de Santo António do Brasil, a qual mercê lhes fez, contanto que o dito senhor houvesse, assim por bem, limitando-lhes tempo para a dita confirmação.
E juntamente lhes passou outra na qual lhes largou mais tempo para a dita confirmação.
E porquanto têm necessidade do traslado das ditas provisões para mandarem ao Reino a confirmação pelo dito senhor, pedem a V. Majestade mande a um dos tabeliães desta vila, lhas traslade em terceira via, em modo que faça fé, tornando-lhas próprias.
E Roga Mercê
O escrivão Gaspar Carvalho passe aos reverendos Padres o que pedem. Vitória no primeiro de Outubro de 99.