Martim Tenório esteve como mineiro em Angola, onde não encontrou minas. Seu desejo era chegar ao Perú
1583 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Estevo en 1583 como mineiro en Angola, donde no encontró tales minas. Su deseo era llegar Perú, pero a su paso por Brasil fue reclutado por el gobernador general Francisco de Sousa para intentar descubrir las minas que creían que existían.Viajó a Valladolid en 1602 con muestras de estas minas junto a Diogo de Quadros, Manuel Pinheiro de Azurara y Manoel João.Es nombrado Mineiro da prata en 1602 con 200.000 rs de ordenado.Referências Documentais: AGS, Archivo General de Simancas, Secretarías Provinciales, Libro 1463, Fls. 42., febrero de 1602. Memorial sobre os feitos do capitão Diogo de Quadros, Manuel Pinheiro de Azurara, Martim Roiz de Godoi -mineiro da prata-, Manuel João -mineiro de ferro-, enviado pelo governador do Brasil.Referências Bibliograficas: VILARDAGA, José Carlos, As controvertidas minas de São Paulo (1550-1650). The controversial mines of São Paulo (1550-1650)Cargo ou Função:Cargo ou Função Lugar Descrição do Local Desde AtéMineiro da prata Brasil 1602 Estadia na Corte:Razão Data de chegada Data de partidaEnviado por Francisco de Sousa para tratar de la cuestión de las minas de São Vicente. 1602Relacionado a:Personagens Relação Personagens OperaçõesManoel João Branco Profesional -> Paralelo Martim Roiz de Godoi (Ruiz de Godoy) Ver Manoel João BrancoManoel Pinheiro Azurara Profesional -> Paralelo Martim Roiz de Godoi (Ruiz de Godoy) Ver Manoel Pinheiro AzuraraMartim Roiz de Godoi (Ruiz de Godoy) Profesional -> Inferior Francisco de Sousa (Souza) Ver Francisco de Sousa (Souza)Martim Roiz de Godoi (Ruiz de Godoy) Profesional -> Inferior Diogo de Quadros Ver Diogo de Quadros [AGS, Archivo General de Simancas, Secretarías Provinciales, Libro 1463, Fls. 42. brasilhis.usal.es/pt-br/node/7982]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!