O Sargento-mor João Martins Claro acompanhou o Administrador D. Rodrigo de Castelo Granco na exploração das Minas do Rio de Janeiro "correndo toda a costa até Pernaguá e todo o sertão onde havia Minas como foi de Peruña, Itambê, D. Jafne e outras 0 01/01/1677
O Sargento-mor João Martins Claro acompanhou o Administrador D. Rodrigo de Castelo Granco na exploração das Minas do Rio de Janeiro "correndo toda a costa até Pernaguá e todo o sertão onde havia Minas como foi de Peruña, Itambê, D. Jafne e outras
1677 Atualizado em 25/02/2025 04:39:00
• Imagens (1)
• Fontes (1)
•
•
•
As minas do Itambé ou Itaimbé, ficavam na região do Assunguy e foram objeto de investigações oficiais entre 1645 e 1647, por parte de Eleodoro Ébano Pereira; em 1670, por parte de Agostinho de Figueiredo e em 1679, por parte de D. Rodrigo de Castel-Blanco. Ficavam ainda no Assunguy as minas de Nossa Senhora da Conceição, da Cachoeira e do Ribeirão, exploradas principalmente por Salvador Jorge Velho e seu genro Antonio PIres de Campos, o velho, desde 1678 e posteriormente a 1599, por Simão Jorge Velho. Balthazar Carrasco dos Reis e o seu grupo exploraram as minas do Arraial Grande, poucos anos antes de 1661, as quais ainda em 1741 eram satisfatóriamente exploradas pelos descobridores (...) [Bandeiras e Bandeirantes de São Paulo, 1940. Carvalho Franco. Página 272]
RELAÇÃO (MINUTA DA) DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SARGENTO-MOR JOÃO MARTINS CLARO NA CAPITANIA DE SÃO PAULO E NAS VILAS: DE SANTOS, DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA CUNHA, DE "TINHAEM", DE SÃO VICENTE E "DAS MAIS VILAS DO SUL". DESTA RELAÇÃO CONSTAM, ENTRE OUTROS, OS SEGUINTES SERVIÇOS: EM 1677, O REFERIDO SARGENTO-MOR ACOMPANHOU O ADMINISTRADOR D. RODRIGO DE CASTELO BRANCO NA EXPLORAÇÃO DAS MINAS DO RIO DE JANEIRO "CORRENDO TODA A COSTA ATÉ PERNAGUÁ E TODO O CERTÃO ONDE HAVIA MINAS COMO FOI DE PERUÑA, ITAMBÊ, D. JAFNE (?) E OUTRAS"... EM 1695 O MESMO SARGENTO-MOR CONSEGUIU APAZIGUAR OS HABITANTES DA VILA DE (NOSSA SENHORA DA PONTE DE) SOROCABA (SOROCAVA) QUE SE TINHAM LEVANTADO CONTRA O CAPITÃO-MOR MANUEL PEIXOTO POR ESTE "QUERER DAR A EXECUÇÃO A BAXA DA MOEDA... ". NA MESMA RELAÇÃO VEM CITADA A CARTA DO GOVERNADOR (E CAPITÃO GENERAL DA CAPITANIA) DO RIO DE JANEIRO, (ARTUR DE SÁ E MENEZES) REMETIDA ÀQUELE OFICIAL EM 20 DE SETEMBRO DE 1698, EM QUE LHE AGRADECIA A PRONTIDÃO E ZELO COM QUE EFETUARA OS SEUS SERVIÇOS.
[24343] “Bandeiras e Bandeirantes de São Paulo”. Francisco de Assis Carvalho Franco (1886-1953) 01/01/1940
“Dicionário de bandeirantes e sertanistas do Brasil - séculos XVI - XVII - XVIII” Data: 01/01/1954 Créditos/Fonte: Francisco de Assis Carvalho Franco Página 111
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.