'Batalha das Esporas de Ouro - 11/07/1302 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1270
1291
1299
1300
1302
1305
1307
1312
1317
Registros (1)Cidades (1)Pessoas (0)Temas (1)


Batalha das Esporas de Ouro
    11 de julho de 1302, terça-feira
    Atualizado em 25/02/2025 04:39:02

•  Fontes (2)
  
  





  1ª fonte  
  Data: 2020

Revista do Patrimônio Cultural de Lavras

[3690]


  2ª fonte  
  Data: 2021

“O Sete Orelhas: ou a história das perseguições aos descendentes dos colonos de origem flamenga no Brasil”, por Luciano D´Alessandro


A origem flamenga deste grupo social vem esclarecer a participação de d. Pedro II nas perseguições, o que se observa por diversas vezes no livro “O Sete Orelhas ou a história das perseguições aos descendentes dos colonos de origem flamenga no Brasi. Ao que parece, uma antiga animosidade entre franceses e flamengos, que foi alimentada pela nobreza francesa desde o dia 11 de julho de 1302, quando houve a derrota francesa na Batalha das Esporas Douradas, com a morte de cerca de oitocentos nobres franceses, teria levado o imperador d. Pedro II - um nobre simpático aos sentimentos da nobreza francesa — a se tornar antipático ao sentimento que unia aquele grupo social de origem flamenga. Esta afinidade teria levado d. Pedro II a se unir aquele pequeno grupo de políticos e ajudá-los a levar adiante as perseguições aos descendentes dos colonos de origem flamenga no Brasil. [29483]



OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.