11 de dezembro de 1568, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Só em 1569 entra em Assunção o primeiro rebanho de gado procedente do Peru, trazido pelos espanhóis que acompanham de volta daquele reino o general Filipe de Cáceres, preposto do ade- lantado João Ortiz de Zarate. 37 ) Saindo de la Plata em compa- nhia do bispo Dom Frei Pedro de la Torre e vários moradores do Peru, «llevando cantidad de gado vacún e
11 de dezembro de de 1568, quarta-feira (Há 457 anos)
•
•
, Filipe de Cá- ceres chegou a Santa Cruz de la Sierra, recém-fundada por Nú- frio de Chávez, e dali rumou para Assunção. Enquanto a comi- tiva embarcada em uma flotilha fundeava em Assunção em 11 de Dezembro de 1568, o gado era transportado por terra.Poucas não teriam sido as dificuldades opostas a essa longa travessia. Separando-se da comitiva que custodiava, Núfrio de Chávez embrenhou-se pelo sertão, sendo morto pelos índios sublevados, que procuraram acometer a gente de Cáceres. Ao chegarem a um rio, acossados pelos paiaguás, resolveu o general Cáceres passar a outra banda, onde 20 arcabuzeiros protegeram o trem, cavalos, vacas e éguas, que assim puderam ser salvos. Em outras oca- siões também estiveram a ponto de perder tudo quanto traziam. :?s ) Em outros documentos encontram-se mais referências a % es- sa expedição. Pedro Dorantes, em sua carta citada, nos diz que o gado trazido por Filipe de Cáceres, antes de chegar a Santa Cruz de la Sierra, já havia sido desfalcado de mais de 600 vacas. Ao chegar ao rio Paraguai foram extraviadas mais 130 vacas, havendo proprietários de mais de 50 cabeças que só receberam cinco. 39 ) Como se deduz destas notas rápidas não seria muito grande o coefieiente de sangue peruano recebido pelos rebanhos já im- portantes de Paraguai, de origem vicentina.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.