'Geographia de Ptolomeu - 01/01/1508 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1504
1505
1506
1507
1508
1509
1510
1511
1512
Registros (7)Cidades (1)Pessoas (0)Temas (7)


Geographia de Ptolomeu
    1508
    Atualizado em 25/02/2025 04:47:11

•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  


Também a geographia de Ptolomeu, obra impressa em 1508 em Roma, mas composta como é fácil prever, nos qua- tro annos que se seguiram á volta da viagem vespuciana de 1503, foi produzida com relação ao Novo Mundo, com as revelações do famoso cosmógrapho, tendo por base Cantino, Canerio e os manuscriptos do florentino, contendo um map- pa-mundi de João Ruysch o célebre geographo allemão, emque figuram todos os últimos descobrimentos portuguezes acabados de revelar por Vespucio. Aqui damos a répro- ducção da famosa carta do Brasil extrahida da Geographia de Ptolomeu. No fim da referida óbra, e em forma de appendice, ajuntou-lhe o autôr um opúsculo com o titulo NOVA ORBIS DESCRIPTIO AC NOVA OCEANI NAVIGATIO, QUE LIS- BONA AD INDICUM PERVENITUR PELAGUS. MARCO BENEVENTANO MONACHO CELESTINO AEDITA, des- cripção cujo mérito só pode pertencer origináriamente a Vespucio, como reconhecem os melhores autores antigos na parte que diz respeito á nossa costa, visto ter sido elle o único cosmógrapho que por aquella época viajára até alli e em toda a sua extensão. Observando a reproducção aqui feita da carta geogra- phica de João Ruysch, copiada da geographia de Ptolomeu, (e que não é a mais perfeita, visto que omitte algumas de- nominações já dadas á costa do Brasil) poderão os leitores notar, que dos 19 nomes na mesma contidos, doze ou treze têm fórma flagrantemente italiana, principalmente: Mon- te Pasquale — Rio de Fragrãza — Mos. S. Vincenti — R. de Foco Secho — e R. de S. Lúcia; dois têm nómes alatinados (convém lembrar que as memórias de Vespucio foram es- criptas por elle em latim) e as restantes cinco ou seis — sob forma possivelmente portugueza, como R. de Cananor — R. de S. Vicente — R. de S. Antonio — Baia de Reis — e Serra de S. Antonio, sem fallar em Is. de C. Verde, que não podiam deixar de ser escriplas sob a forma com que sempre constaram anteriormente dos globos ou mappas existentes. Não podemos todavia, deixar de extranhar a denomi- nação de CAPUT S. CRUCIS, dada ao Cabo de Santo Agos- tinho, quando Vespucio declara que foi este o nome que lhe déra e não aquelle.





 Fontes (1)

 1° fonte/1836   

Notícias pra a História e Geografia das nações ultramarinas
Data: 1836




[27068] Notícias pra a História e Geografia das nações ultramarinas
01/01/1836



+1508
  Registros7
  Cidades1
  Pessoas0
  Temas7


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!