'Hoje na História: de ( registros)
font-size:75;' color=#ffffff
Registros (4)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


ONLINE - R - EDITAR - AMFTP

\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\22658titulo.txt
13 de novembro de 1460ver ano
  
  
  
  2 fontes


Filho do rei D. João I e de D. Filipa de Lencastre, o infante D. Henrique nasceu na cidade do Porto a 4 de março de 1394 e faleceu a 13 de novembro de 1460.Ficou conhecido por o Navegador, mas foi-o de terra firme. O seu epíteto advém da forma como protegeu e instigou as primeiras viagens expansionistas, ficando para sempre ligado a este glorioso período da História de Portugal, sendo decisiva a sua ação no Norte de África e no Atlântico.Após a morte de D. Henrique, em 1460, a administração da Ordem de Cristo passou para o seu sobrinho D. Fernando [1] • 1° fonte: 01/01/2001
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\28578titulo.txt

Darcy Ribeiro:

"Que disse a nau que foi para a Lua? Só que a terra era azul, só isso. Quando o príncipe, dom Henrique, um príncipe meio doidão, belo, vivia vestindo um manto de Cristo, esse homem, estranho, filho da idade média, inesperadamente se converte no território mais avançado. Numa praia portuguesa ele ajeita as coisas para montar navios que não existiam.

Navios com leme fixo, por exemplo, Que era uma coisa dos árabes, que não Europa nunca tinham usado. Navios com a vela latina, que é boa para navegar e navios em que ele aprendeu com os chineses e os árabes, a por bússola, o astrolábio.

Com esse navio montado foi possível enfrentar o mar grosso, o Atlântico, para chegar aqui. Esse navio, essa criação, é mais importante que uma nau, dessas espaciais."




• 2° fonte: 14/09/2018
“Os Cavaleiros Templários e o caminho de Peabiru” (14.09.2018) Professor Jorge Ubirajara Proença

Foram plantadas as árvores necessárias para a construção das caravelas.




Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
29031 registros, 15,178% de 191.260 (meta mínima)
663 cidades
3689 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP