'Cerca de 60 Cinta Larga acamparam nas proximidades da antiga estação telegráfica, trocaram presentes e assistiram a uma partida de futebol - 01/02/1965 Wildcard SSL Certificates
1961
1962
1963
1964
1965
1966
1967
1968
1969
Registros ()Cidades (38)Pessoas (98)Temas (131)


Cerca de 60 Cinta Larga acamparam nas proximidades da antiga estação telegráfica, trocaram presentes e assistiram a uma partida de futebol
    fevereiro de 1965, segunda-feira
    Atualizado em 25/10/2025 18:41:53

•  Imagens (1)
  
  


Em fevereiro se deu o início do contato oficial. Cerca de 60 Cinta Larga acamparam nas proximidades da antiga estação telegráfica, trocaram presentes e assistiram a uma partida de futebol.

Segundo o padre Ângelo Spadari, então pároco naquela vila, um rapaz chegou na casa do telegrafista aposentado Marciano Zonoecê, da etnia Pareci, e, tremendo, apertou a barriga como sinal de fome. O telegrafista trouxe farinha e açúcar, e logo os outros Cinta Larga aproximaram-se em pequenos grupos.

O destacamento da FAB, situado a seis quilômetros, foi avisado da chegada dos índios e mandou um caminhão-caçamba com mantimentos, “bugigangas e curiosos. Os Cinta Larga permaneceram no posto até quase meia-noite, recolhendo-se aos poucos.

Em Junho, o comandante do destacamento da FAB notificou vestígios deixados pelos Cinta Larga nas cabeceiras do Iquê, a poucos quilômetros de Vilhena, presumindo que andassem em excursões de caça.






Nativos Cintas-Larga
Data: 01/01/1972
Créditos/Fonte: Jesco Von Puttkamer
(.241.


ID: 5604


OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.