'“O Novo Mundo: Descrição das Índias Ocidentais” ("Nieuvve wereldt, ofte, Beschrijvinghe van West-Indien"), 1625. Jean de Laet (1571-1649) 0 01/01/1625 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1621
1622
1623
1624
1625
1626
1627
1628
1629
Registros (53)Cidades (18)Pessoas (72)Temas (88)


   1625
“O Novo Mundo: Descrição das Índias Ocidentais” ("Nieuvve wereldt, ofte, Beschrijvinghe van West-Indien"), 1625. Jean de Laet (1571-1649)
      Atualizado em 25/02/2025 04:47:06

•  Imagens (3)
•  Fontes (9)
  
  
  


Assim, escreveu ele: "As minas de ouro que se descobriram nestes annos precedentes, na capitania de São Vicente, são: Santiago e Santa Cruz, nas montanhas de Paranapiacaba, a quatro ou cinco leguas do mar; Jaraguá, cerca de cinco leguas de São Paulo para o norte, e a dezesete ou dezoito leguas do mar; Serra dos Guaramumis ou Marumiminis, seis ou sete leguas de São Paulo, ao nordeste e a vinte ou pouco mais do mar; Nossa Senhora do Monserrate, dez ou doze leguas de São Paulo para o noroeste, onde se encontram pepitas que pezam ás vezes duas e tres onças; Buturunda ou lbitiruna, a duas leguas da precedente, para o oeste; Ponta da Cahativa, a trinta leguas de São Paulo para o sudoeste. Quase trinta leguas da. mesma villa de São Paulo para o sudoeste, ficam as montanhas de Berusucaba ou Ibiraçoiaba, abundantes em veios de ferro, não lhes faltando também veios de ouro, que os selvagens cananéas tem por costume extrahir". [2]Quanto a Cahatiba, em 16 de março “descobrira no termo da Vila de Sorocaba as minas das Serra de Birasojaba, que dista 3 léguas da dilta vila, e as minas da serra da Caatiba, que fica 2 légua”.

Luiz Lopes de Carvalho fez presente neste Conselho, que servindo de capitão da Capitania de Tinhaem, descobrira no termo da Vila de Sorocaba as minas das Serra de Birasojaba, que dista 3 léguas da dilta vila, e as minas da serra da Caatiba, que fica 2 léguas da mesma vila, indo em sua companhia Jacinto Moreira Cabral, Alcaide-mor dela pelo donatário o Conde da Ilha do Príncipe e o cel. Pascoal Moreira Cabral, moradores no termo da mesma vila, aos quais devia V. A. mandar escrever para irem mostrar as ditas minas, e ajudarem com suas pessoas e escravidados ao Padre Frei Pedro; como também a Miguel Lopes de Carvalho, capitão da Capitania de Tinhaem; o Capitão Domingos de Brito Peixoto; o capitão Pedro da Guerra, moradores todos 3 na vila de Santos; o capitão Guilherme Pompeo de Almeida; o capitão Antonio de Godoy Moreira, e o capitão Pedro de Paes de Barros, estes moradores na vila de São Paulo, porque todos tinham posses, muitos negros, e grande desejo de servirem a V. A. (Inventario dos documentos relativos ao Brasil existentes no Archivo de Marinha e Ultramar de Lisboa, 1923. Eduardo de Castro Almeida e Biblioteca Nacional de Lisboa. Página 158)



Mapa de Jean de Laet
Data: 01/01/1630
Créditos/Fonte: Jean de Laet
(.291.(.292.


ID: 4282


Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo
Data: 01/12/1938
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (fundado em 01/11/1894) XXXV. Edição 12/1938. p. 140


ID: 5986


“Bandeiras e Bandeirantes de São Paulo”
Data: 01/01/1940
Créditos/Fonte: Carvalho Franco
Página 38


ID: 5409



 Fontes (9)

 1° fonte/1710   

Mapa Nova et Accurata Brasiliae totius Tabula de Pieter Schenk
Data: 1710


 2° fonte/1763   

Uma história geral de viagens, ou uma nova coleção de todas as contas que foram feitas por mar e por terra, e publicadas até agora nas diferentes línguas de todas as nações conhecidas
Data: 1763

San Vicente, que só passa pela segunda cidade deste Governo, embora tenha o seu nome, fica a três ou quatro milhas a sul de Santos. Seus edifícios são elogiados; mas o porto é fácil e quase inacessível a grandes navios. Sete ou oito milhas no continente estão Tanse e Cabane, duas cidades habitadas por portugueses e famosas pela fertilidade de suas terras, deste lado, este é o ponto final dos assentamentos de Portugal. O Flamengo de Laet conta com cerca de setenta casas em São Vicente e três ou quatro engenhos de açúcar.

Apresenta um caminho que leva primeiro ao sul, depois a oeste por outras serras, e por uma selva de seis ou sete léguas em direção à cidade de São Paulo. Esta estrada é cortada por dois pequenos rios que se encontram fora da selva para levar sua corrente para o leste, onde finalmente desaguam no rio Injambi. Saindo da selva, a mesma estrada continua pelo espaço de uma légua para o oeste, e daí para o norte até São Paulo por uma planície muito aberta.

A cidade de São Paulo está situada em uma colina com cerca de cento e cinquenta degraus de altura, de onde saem dois riachos, um no lado sub e outro no lado oeste, que, misturando suas águas muito em breve, drenarão também no Injambi. Contém cem casas, uma igreja paroquial, dois mosteiros, um de beneditinos, outro de carmelitas e um colégio jesuíta.

O rio Injambi corre ao norte de San Juan, a cerca de uma légua da cidade. É muito abundante em peixes, bastante ampla e capaz de receber navios de médio porte. Sua origem é a leste da cidade nas montanhas de Pernabiacaba, de onde desce para oeste. A estação chuvosa às vezes a faz ultrapassar seus limites, até cobrir todos os campos imediatos. Ao norte do rio, as montanhas estendem-se de trinta ou quarenta léguas de comprimento entre o leste e o oeste, e dez, às vezes quinze, de largura. Eles contêm muitas minas de ouro, encontradas em grãos e pó, e geralmente de vinte e dois quilates.

(...) as de Nossa Senhora de Monserrate, dez ou doze léguas (48,2803 kms) de São Paulo a oeste, onde se encontram grãos de até três onças; a de Buturunde a duas léguas a oeste destas, e as de Punta Caativa a trinta léguas (144,841 kms) de São Paulo ao sul. Do mesmo lado, quase à mesma distância de São Paulo, estão as serras de Bearueaba, abundantes em veios de ferro, e também ricas em ouro, que os cananeus vêm extrair. Os portugueses construíram ali uma pequena cidade chamada São Felipe.

O rio Injambi torna-se aqui extremamente maior pela união de muitos rios que descem do Leste e do Oeste; e finge que conduz suas águas com os outros para o Paraná; mas as suas avenidas frequentes tornam-no pouco navegável até à sua foz. A quatro ou cinco léguas (24,1402 kms) de São Paulo, em frente à estrada que leva a Berasueba, há um belo engenho de açúcar, cujo produto é utilizado inteiramente em "confits" e conservas, pois aqui se encontram em grande abundância limões e toda sorte de frutas. [Uma história geral de viagens, ou uma nova coleção de todas as contas que foram feitas por mar e por terra, e publicadas até agora nas diferentes línguas de todas as nações conhecidas. Páginas 4 e 5]

Nela se inclui também a Colônia de Paratiningas, que fica a dez ou doze léguas da cidade de São Vicente na grande planície de que falamos, onde os jesuítas tinham uma casa que foi arruinada pelos selvagens em 1600, mas que se acredita bem reconstruída.

Por fim, a quatro ou cinco léguas (24,1402 kms) de São Paulo para o Oriente, há uma cidade de índios, misturados com alguns portugueses, que se chama São Miguel, e que se situa na própria margem do rio Injambi. Mais cinco léguas adiante, porém mais a leste, chega-se a Magi-miri, povoado de poucas casas, um pouco distante do Injambi e da serra de Pernabiacaba. A poucas léguas desta vila, entre o Leste e o Oeste, sai o rio Injambi de três ou quatro nascentes. Atravessadas estas últimas montanhas, encontram-se outras terras e vastas planícies regadas por um rio bastante largo, ao qual se deu o nome de Rio de Sorobis, que depois de ter atravessado um vasto país e descido várias cascatas, vai desaguar no oceano entre Cabo Frio e Espírito Santo. [Uma história geral de viagens, ou uma nova coleção de todas as contas que foram feitas por mar e por terra, e publicadas até agora nas diferentes línguas de todas as nações conhecidas. Páginas 6 e 7]


 3° fonte/1913   

Inventario dos documentos relativos ao Brasil existentes no Archivo de Marinha e Ultramar de Lisboa
Data: 1913

Luiz Lopes de Carvalho fez presente neste Conselho, que servindo de capitão da Capitania de Tinhaem, descobrira no termo da Vila de Sorocaba as minas das Serra de Birasojaba, que dista 3 léguas da dilta vila, e as minas da serra da Caatiba, que fica 2 léguas da mesma vila, indo em sua companhia Jacinto Moreira Cabral, Alcaide-mor dela pelo donatário o Conde da Ilha do Príncipe e o cel. Pascoal Moreira Cabral, moradores no termo da mesma vila, aos quais devia V. A. mandar escrever para irem mostrar as ditas minas, e ajudarem com suas pessoas e escravizados ao Padre Frei Pedro; como também a Miguel Lopes de Carvalho, capitão da Capitania de Tinhaem; o Capitão Domingos de Brito Peixoto; o capitão Pedro da Guerra, moradores todos 3 na vila de Santos; o capitão Guilherme Pompeo de Almeida; o capitão Antonio de Godoy Moreira, e o capitão Pedro de Paes de Barros, estes moradores na vila de São Paulo, porque todos tinham posses, muitos negros, e grande desejo de servirem a V. A. [Página 158]


 4° fonte/1938   

Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXXV*
Data: 1938

Diz ele que havia ferro e também ouro, em Biraçoiaba, montanha onde "os portugueses construíram presentemente uma villa denominada São Felippe (...)", a sudoeste de São Paulo. A 30 léguas da capital e quase às margens do Rio Tietê, põe o autor esta vila, e chama Nossa Senhora de Monte Serrate outras minas, a 12 léguas da capital! A cinco léguas, no caminho desta Bessucaba, havia fazenda de açúcar e marmelos: com ambos de faziam marmeladas... Em conclusão: no Ipanema ou no Itavuvu existiu deveras a vila de São Felipe, e já havia estrada de Piratininha para Sorocaba. [Página 136]


 5° fonte/1940   

“Bandeiras e Bandeirantes de São Paulo”. Francisco de Assis Carvalho Franco (1886-1953)
Data: 1940

Dando uma notícia condensada de todos esses descobrimentos, temos o escritor holandês, Jean de Laet; na sua obra "O Novo Mundo ou Descrição das Indias Ocidentais", cuja princeps é de 1625 e que colheu os necessários informes de Anthony Knivet e de Wilhelm Jostten Glimmer. Assim, escreveu ele:

"As minas de ouro que se descobriram nestes annos precedentes, na capitania de São Vicente, são: Santiago e Santa Cruz, nas montanhas de Paranapiacaba, a quatro ou cinco leguas do mar; Jaraguá, cerca de cinco leguas de São Paulo para o norte, e a dezesete ou dezoito leguas do mar; Serra dos Guaramumis ou Marumiminis, seis ou sete leguas de São Paulo, ao nordeste e a vinte ou pouco mais do mar; Nossa Senhora do Monserrate, dez ou doze leguas de São Paulo para o noroeste, onde se encontram pepitas que pezam ás vezes duas e tres onças; Buturunda ou lbitiruna, a duas leguas da precedente, para o oeste; Ponta da Cahativa, a trinta leguas de São Paulo para o sudoeste. Quase trinta leguas da. mesma villa de São Paulo para o sudoeste, ficam as montanhas de Berusucaba ou Ibiraçoiaba, abundantes em veios de ferro, não lhes faltando também veios de ouro, que os selvagens cananéas tem por costume extrahir".


 6° fonte/1940   

“São Paulo e Piratininga”, Jornal Correio Paulistano, 16.11.940. Francisco de Assis Cintra (1897-1953)
Data: 1940

Dizem "povo de Piratininga", em vez de "povo de São Paulo": "piratininganos", em lugar de "paulistanos". O holandês Jean de Laet escreveu duas obras, ambas notáveis: "História da Companhia das Índias Ocidentais" e "O Novo Mundo ou Descrição das Índias Ocidentais", esta última publicada no ano de 1625, na cidade de Leyde (Holanda) pelos famosos editores Elzvier.

O crítico Tromel, de renome internacional, referindo-se ao segundo livro de Laet, diz que ele é de "grande merecimento": Várias foram as edições de tal obra: 1626 (edição "princeps", e holandês); 1630 e 1640 (tradução francesa). Pois bem, esse notável escritor, no Livro XV, capítulo XVII, na parte referente ao Brasil, descreve a Capitania de São Vicente, com as suas povoações. E ai encontramos isto, em tradução do francês para o português:

"Vila de São Paulo: povoação situada sobre uma colina de cento e cinquenta pés de altura, junto da qual passam dois ribeirões. Um desses ribeirões desse do Sul e outro do Oeste, juntando-se ambos ao lado da vila para, unidos, irem despejar-se as suas águas no rio Iniamby. Tem este povoado para o sul, leste e norte, uma linda vista sobre grandes e belos campos que se perdem de vista. Na parte do oeste levanta-se majestosa floresta virgem. A povoação de São Paulo tem 100 (cem) casas mais ou menos duzentos habitantes portugueses, e mestiços, além dos escravizados.

Nela há uma igreja paroquial, dois mosteiros (beneditinos e carmelitas) e um colégio da Companhia de Jesus. O povo vive da criação de ovelhas e da lavoura dos campos. No verão não é muito quente, devido a viração que vem das montanhas, que tempera o calor; no inverno faz muito frio, produzindo geada e ás vezes neve.

As terras próximas são muito férteis, dividindo-se em campos, florestas, encostas e montanhas. Nessas terras, o povo de São Paulo cultiva o trigo, que não tem boa cor. Além dessa cultura, o paulistano se ocupa também do gado. Importam sal, azeite e vinho."


 7° fonte/1957   

“Na capitania de São Vicente”. Washington Luís (1869-1957), 11° presidente do Brasil
Data: 1957

A expedição fora resgatar com bilreiros. Bilreiros, segundo alguns cronistas (Simão de Vasconcellos, João de Laet), eram nomes portugueses que em tupi designavam os ibirajaras; porque usavam como armas paus ou lanças de madeira. [Página 332]


 8° fonte/1964   

“Memória Histórica de Sorocaba: Parte I”. Luís Castanho de Almeida (1904-1981)
Data: 1964

O ano de 1611 é não só conveniente, mas muito plausível, por estar sob o nome São Filipe, no mais antigo mapa em que aparece a região de Sorocaba, do holandês João de Laet. O que a tradição oral guardou é a localização da segunda Sorocaba no Itavuvú. Lá estão hoje, com casas mais modernas, como que duas ruas em ângulo reto e num dos lados a capela, sucessora de outra que também não era a primeira.

Dando uma notícia condensada de todos esses descobrimentos, temos o escritor holandes, João de Laet; na sua obra “O Novo Mundo ou Descrição das Índias Ocidentais”, cuja edição é de 1625 e que colheu os necessários informaes de Anthony Knivet e de Wilhem Jostten Glimmer. Assim, escreveu ele: “As minas de ouro que se descobriram nestes anos precedentes, na capitania de São Vicente, são: Santiago e Santa Cruz, nas montanhas de Paranapiacaba, a quatro ou cindo léguas do mar; Jaraguá, cerca de cinco léguas de São Paulo para o norte, e a dezessete ou dezoito léguas do mar; Serra dos Guaramumis ou Marumiminis, seis ou sete léguas de São Paulo, ao nordeste e a vinto ou pouco mais do mar; Nossa Senhora do Monserrate, dez ou doze léguas de São Paulo para o noroeste, onde se encontram pepitas que pesam ás vezes duas e três onças; Buturunda ou Ibituruna, a duas léguas da precedente, para o oeste; Ponta da Cahativa, a trinta léguas de São Paulo para o sudoeste. Quase trinta léguas da mesma vila de São Paulo para o sudoeste, ficam as montanhas de Berusucaba ou Ibiraçoiaba, abundantes em veios de ferro, não lhes faltando também veios de ouro, que os selvagens cananéas tem por costume extrair”

Diz ele que havia ferro e também ouro, em Biraçoiaba montanha onde "os portugueses construíram presentemente uma vila denominada São Felipe, mas que não tem muita importância", a sudoeste de São Paulo. A 30 léguas (144,8km) da capital e quase às margens do rio Tietê.

Põe o autor esta vila, e chama Nossa Senhora de Monte Serrate outras minas, a 12 léguas (57,9km) da capital! A cinco léguas, no caminho desta a Bessucaba, havia uma fazenda de açucar e marmelos, com ambos se faziam marmeladas. Conclusão: no Ipanema ou no Itavuvú existiu deveras a vila de São Filipe, e já havia estrada de Piratininga para Sorocaba.


 9° fonte/2020   

Apropriações, impropriedades editoriais e produções cartográficas relativas à representação do rio da Prata de La Plata em atlas neerlandeses do século XVII. História Unisinos, vol. 24, núm. 3, pp. 458-472, 2020. Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Data: 2020



[24705] Mapa Nova et Accurata Brasiliae totius Tabula de Pieter Schenk
01/01/1710

[26872] Uma história geral de viagens, ou uma nova coleção de todas as contas que foram feitas por mar e por terra, e publicadas até agora nas diferentes línguas de todas as nações conhecidas
01/01/1763

[24284] Inventario dos documentos relativos ao Brasil existentes no Archivo de Marinha e Ultramar de Lisboa
01/01/1913

[20136] Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXXV*
01/12/1938

[24343] “Bandeiras e Bandeirantes de São Paulo”. Francisco de Assis Carvalho Franco (1886-1953)
01/01/1940

[26843] “São Paulo e Piratininga”, Jornal Correio Paulistano, 16.11.940. Francisco de Assis Cintra (1897-1953)
16/11/1940

[24528] “Na capitania de São Vicente”. Washington Luís (1869-1957), 11° presidente do Brasil
01/01/1957

[9049] “Memória Histórica de Sorocaba: Parte I”. Luís Castanho de Almeida (1904-1981)
21/12/1964

[29798] Apropriações, impropriedades editoriais e produções cartográficas relativas à representação do rio da Prata de La Plata em atlas neerlandeses do século XVII. História Unisinos, vol. 24, núm. 3, pp. 458-472, 2020. Universidade do Vale do Rio dos Sinos
01/01/2020

17 de agosto de 1531, segunda-feiraID: 11623
Diário de Pero Lopes
Atualizado em 19/03/2025 21:50:55
•  Fontes (10)
  
  
  

1 de setembro de 1531, terça-feiraID: 1413
De onde partiu a expedição, com 80 soldados bem equipados, sendo 40...
Atualizado em 05/04/2025 02:34:01
•  Imagens (5)
•  Fontes (29)
  
  
  

1537ID: 24748
Não se sabe sobre seu fim, após a Guerra o Bacharel de Cananeia vol...
Atualizado em 25/02/2025 04:45:41
•  Fontes (10)
  
  
  

1596ID: 21280
Jean de Laet esteve no Brasil
Atualizado em 25/02/2025 04:40:05
•  Fontes (5)
  
  
  

3 de junho de 1599, quinta-feiraID: 25762
Chegada
Atualizado em 25/02/2025 04:45:35
•  Fontes (39)
  
  
  

1820ID: 27640
Diário de José Bonifácio (1763-1838)
Atualizado em 25/02/2025 04:46:32
•  Fontes (5)
  
  
  


Relacionamentos

Jean de Laet54 anos
  Registros (0)
  Familiares (0)
Luís Castanho de Almeida-279 anos
  Registros (90)
  Familiares (11)
Wilhelm Jostten Glimmer45 anos
  Registros (62)
Aldeia de São Miguel (Guarapiranga)
  Registros (36)
Bacaetava / Cahativa
  Registros (136)
Bilreiros de Cuaracyberá
  Registros (63)
Bituruna, vuturuna
  Registros (158)
Cahaetee
  Registros (11)
Caminho de Piratininga
  Registros (32)
Caminho do Mar
  Registros (429)
Cananéas
  Registros (10)
Capitania de São Vicente
  Registros (154)
Carmelitas
  Registros (37)
Cruzes
  Registros (45)
Estradas antigas
  Registros (1281)
Léguas
  Registros (381)
Marinha
  Registros (78)
Montanha Sagrada DO Araçoiaba
  Registros (135)
Montanhas
  Registros (76)
Neve
  Registros (19)
Nossa Senhora de Montserrate
  Registros (136)
Portos
  Registros (178)
República
  Registros (41)
Rio Anhemby / Tietê
  Registros (497)
Rio Iniambis
  Registros (20)
Rio Piratininga
  Registros (20)
Rio Sorobis
  Registros (12)
S Miguel do Ybituruna
  Registros (16)
Sabarabuçu
  Registros (255)
São Filipe
  Registros (138)
São Miguel das Missões
  Registros (10)
São Miguel dos Ururay
  Registros (16)
São Paulo de Piratininga
  Registros (140)
Serra de Paranapiacaba
  Registros (112)
Serra do Mar
  Registros (23)
Serra dos Guaramumis ou Marumiminis
  Registros (36)
Vinho
  Registros (50)
Araçoiaba da Serra/SP
  Registros (762)
Mogi Mirim/SP
  Registros (60)
São Paulo/SP
  Registros (3931)
São Vicente/SP
  Registros (646)
Sorocaba/SP
  Registros (11553)

   Últimas atualizaçõs

Cristovão Pereira de Abreu (1678-1755)
0 registros
01/05/2025 11:16:25
Sebastião Fernandes Tourinho
11 registros
01/05/2025 10:46:51
Luiz Fernandes Folgado (f.1628)
15 registros
01/05/2025 09:54:54
Maria de Freitas (n.1606)
0 registros
01/05/2025 09:53:23
Olivério José do Pilar (1828-1894)
0 registros
01/05/2025 09:50:31
Jesus Cristo (f.33)
0 registros
01/05/2025 09:31:44
Pedro Mateus Rendon e Luna
174 registros
01/05/2025 08:07:45
Rosa Federici
0 registros
01/05/2025 07:59:49
Gonçalo Nunes Cubas (n.1505)
346 registros
01/05/2025 07:21:59
Apóstolo Tomé Judas Dídimo
100 registros
01/05/2025 06:56:20


   Últimas atualizaçõs
Temas

Guerra de Extermínio
 100 registros / 61 imagens
Aldeia de Tabaobi
 40 registros / 33 imagens
Rio Itararé
 22 registros / 55 imagens
Futebol
 210 registros / 73 imagens
Franciscanos
 18 registros / \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t3062ii.txt imagens
Casas de Fundição
 48 registros / 15 imagens
Segunda Fábrica em Ipanema
 10 registros / \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t3016ii.txt imagens
Caminhos/Estradas até Ibiúna
 57 registros / 90 imagens
Ilha de Barnabé
 31 registros / \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t2768ii.txt imagens
Estrada São Roque-Ibiúna
 18 registros / 39 imagens



• Registros (64)
• Cidades (18)
• Pessoas (72)
• Temas (88)

  \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\p0.txt
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\p0vida.txt

É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade.



Data: 01/01/1987
Fonte: *Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)



Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
29358 registros, 15,349% de 191.260 (meta mínima)
664 cidades
4128 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP