O eminente Barão do Rio Branco, que mais profunda e detalhadamente que qualquer outro historiador estudou as expedições paulistas nos séculos 16 á 17, no seu magistral "Esboço da História do Brasil", á página 59, escreveu:
"Pelo ano de 1620, as expedições de São Paulo começaram á dirigir-se contra os selvagens que habitavam as costas meridionais do Brasil. Dava-se a estas expedições ao interior o nome de Bandeira e aos indivíduos que as acompanhavam o de bandeirantes. Em 1627, os paulistas foram atacados pelo cacique Tayaobá, aliado dos jesuítas espanhóis. No ano seguinte, para se vingarem dessa agressão os paulistas assolaram as fronteiras da província do Guayra. Os espanhóis e jesuítas do Paraguai davam esse nome ao território compreendido entre o Paranapanema, o Itararé e a margem esquerda do Paraná".
O papel dos “bairros rurais” na consolidação do território bragantino Data: 01/01/2021 Página 15
Alguns erros você sabe que são erros no momento em que você comete. E alguns erros nem são realmente erros quando você os comete. Eles só se tornam erros porque o mundo em que você vive mudou e de repente ele se torna o maior erro que você cometeu na sua vida.
Carsten Schlüter, sobre Juri Müller ter confiado no Google Data: Fonte: *Batalha bilionária