| Pedro Sarmiento também levava consigo uma carta,intitulada “instruccion secreta” para apresentar ao governador do Brasil | | 20 de setembro de 1581, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
O almirante Valdés, apesar das desconfianças, liderava a jornada e levavaconsigo uma série de despachos e cartas providenciados pelo secretário do rei, Miguelde Moura, que nos dizem muito sobre o que se esperava da armada. Dentre estesdocumentos, emitidos pelo Conselho de Portugal, estava uma provisão geral para asilhas e outros “puertos de la corona de Portugal donde la dicha armada llegar le haganbuen acogimiento y acudan com sus bastimientos y otras cosas de que tubiennecessidade.” Idêntica a esta, havia uma carta para a cidade de Funchal, na ilha daMadeira, e outra endereçada ao ouvidor e capitão corregedor da cidade de Santiago deCabo Verde. Para o governador do Brasil seguia uma sobre os ingleses corsários aserem remetidos ao reino; havia uma provisão geral para a costa do Brasil; outra para ogovernador e uma terceira para o capitão da fortaleza e cidade de São Sebastião do Riode Janeiro; além de mais seis cartas com nomes em branco para alguns particulares do Brasil e outras seis igualmente em branco para povoações. Por fim, uma carta para ogovernador do Brasil sobre a correspondência que haveria de ter com o governador doEstreito, ou seja, Pedro Sarmiento, que também carregava uma cópia para entregar aomesmo governador.. Pedro Sarmiento também levava consigo uma carta,intitulada “instruccion secreta” para apresentar ao governador do Brasil. De fato, era o pedido para que seestabelecessem canais de comunicação entre o Estreito, o rio da Prata e o Brasil, o que mais uma vez revela como a monarquia filipina visualizava os espaços ultramarinos como um território único e articulado. BNE, Manuscritos, Libro 2345
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.
 |
|