'Carta para as autoridades da Bahia 0 15/11/1581 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1577
1578
1579
1580
1581
1582
1583
1584
1585
Registros (67)Cidades (11)Pessoas (37)Temas (37)


Carta para as autoridades da Bahia
    15 de novembro de 1581, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


Já a carta para as autoridades da Bahia era mais específica e direta. Nela, liam-seos alertas sobre as notícias de que franceses e ingleses aprestavam navios para enviar ao Brasil e que, por via das dúvidas, o rei mandava a armada para o Estreito com 15 navios e gente suficiente para “defender essa partes e ofender os que as quiserem cometer efazer-lhe dano”. Falava que a armada invernaria no Rio de Janeiro, pelas comodidades,mas que, quando passasse pela Bahia, deveria agir na defesa dessa terra como se fosse ogovernador dela. O fundamental era evitar qualquer conflito entre a gente da armada eas populações e colocar a força da expedição a serviço do governador e autoridades “porque posto que o meu principal intento seja agora mandar acudir ao Brasil como cumpreao meu serviço”, entretanto:Também convém ao mesmo meu serviço que depois desse conseguir este efeitoestando para isso tantos meses a dita armada nessas partes senão embarace nellasinfrutuosamente, com que deixe de hir fazer a seu tempo o outro efeito do estreitode Magalhães...Assim, a ação deveria ser combinada entre a defesa e garantia do Brasil e doEstreito, sem que uma coisa atrapalhasse a outra. Por fim, a carta comunicava anomeação de Manuel Telles Barreto como governador e previa sua chegada para breve, com as instruções que “esta matéria com as particularidades que ella requere”207 Omesmo tom tinha a carta enviada a “Hieronimo (sic) Correa”, capitão do Rio de Janeiro,que parece misturar os nomes de Salvador Correia e Jerônimo Leitão.208 A carta enviadaà Bahia revela que a armada tinha sim funções específicas quanto ao Brasil, tanto nossentido de protegê-lo dos corsários, quanto de assegurar a pacificação dos ânimos e alegitimidade de Felipe II. A carta ao capitão da Fortaleza de São Sebastião comentavaas notícias de que o porto era muito frequentado por corsários e, por isso, muito deveria“folgar todos os dessa capitania com a vizinhança desta minha armada”




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.