“y toda esta costa porque esta he tierra de muchos mantimientos y demas desto hay muchas minas de oro, plata, cobre, hierro...”
16 de fevereiro de 1583, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Corria a fama de que no litoral paulista havia copioso ouro. Daí as arremetidas de corsários ingleses, segundo nos conta Frei Vicente do Salvador (1564-1639), o propósito das de Fenton em 1583 e Cavendish em 1592.
O ouro apareceu, embora escassamente, na quase contiguidade de São Paulo, no Jaraguá e Vuturuna, onde, segundo Pedro Taques, entre 1590 e 1597 lavraram os dois Sardinha, pai e filho e seu sócio Clemente Álvares.
Os proventos desta mineração, os 80.000 cruzados de ouro em pó, mencionados no testamento do segundo Sardinha, achou-os Capistrano de Abreu muito exagerados. Em todo o caso foi a notícia da existência deste ouro que a São Paulo atraiu D. Francisco de Souza. [História das bandeiras paulistas - Tomo II, 1975. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958). Página 28]
A carta de Baptista Antonelli, do mesmo dia, relata com um pouco mais dedetalhes o episódio. Segundo ele, depois de chegarem a barra de São Vicente “peleancon navios ingleses(...) dos horas despues de anochecer y duro la pelea hasta el diaseguiente dos horas despues del médio dia...” De acordo com o engenheiro, as notíciascolhidas davam conta de que os ingleses queriam fortificar a região, pois dali haveriacomodidade para os corsários arremeterem as armadas que iam às Índias, Angola e Rioda Prata e “y toda esta costa porque esta he tierra de muchos mantimientos y demasdesto hay muchas minas de oro, plata, cobre, hierro...” Segundo Kelsey, baseado em carta do primo de Drake, Fenton não desejava dobrar o Estreito desde que saíra daInglaterra. A decisão só viria a se fortalecer com as noticias da armada de Valdés. Portanto, havia decididopermanecer comerciando na costa do Brasil, onde vislumbrava bons negócios. O próprio Francis Drake chegou apensar em ter algum ponto comercial no Brasil.
IMGSM: 1
O papel dos “bairros rurais” na consolidação do território bragantino Data: 01/01/2021 Página 15
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!