PARECER DO CONSELHEIRO RAFAEL PIRES PARDINHO SOBRE REPRESENTAÇÃO EM QUE OS OFICIAIS DA CÂMARA DE SOROCABA E O JUIZ DE FORA DA VILA DE ITU, EXPUSERAM A (D. JOÃO V) SOBRE A CONVENIÊNCIA DE SE EXTINGUIR O DITO LUGAR, E PASSAR O DITO JUIZ DE FORA A CRIAR O MESMO LUGAR NA VILA DE MATO GROSSO. AO DITO CONSELHEIRO PARECE QUE SE DEVIA ESCUSAR AO JUIZ DE FORA DA VILA DE ITU, O SEU REQUERIMENTO - 09/10/1748
PARECER DO CONSELHEIRO RAFAEL PIRES PARDINHO SOBRE REPRESENTAÇÃO EM QUE OS OFICIAIS DA CÂMARA DE SOROCABA E O JUIZ DE FORA DA VILA DE ITU, EXPUSERAM A (D. JOÃO V) SOBRE A CONVENIÊNCIA DE SE EXTINGUIR O DITO LUGAR, E PASSAR O DITO JUIZ DE FORA A CRIAR O MESMO LUGAR NA VILA DE MATO GROSSO. AO DITO CONSELHEIRO PARECE QUE SE DEVIA ESCUSAR AO JUIZ DE FORA DA VILA DE ITU, O SEU REQUERIMENTO
9 de outubro de 1748, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
PARECER DO CONSELHEIRO RAFAEL PIRES PARDINHO SOBRE REPRESENTAÇÃO EM QUE OS OFICIAIS DA CÂMARA DE SOROCABA E O JUIZ DE FORA DA VILA DE ITU, EXPUSERAM A (D. JOÃO V) SOBRE A CONVENIÊNCIA DE SE EXTINGUIR O DITO LUGAR, E PASSAR O DITO JUIZ DE FORA A CRIAR O MESMO LUGAR NA VILA DE MATO GROSSO. AO DITO CONSELHEIRO PARECE QUE SE DEVIA ESCUSAR AO JUIZ DE FORA DA VILA DE ITU, O SEU REQUERIMENTO.NÍVEL DE DESCRIÇÃODocumento composto Documento compostoCÓDIGO DE REFERÊNCIAPT/AHU/CU/023-001/0018/01785TIPO DE TÍTULOAtribuídoDATAS DE PRODUÇÃO1748-09-09 A data é certa a 1748-09-09 A data é certaDATAS DESCRITIVASem LisboaDIMENSÃO E SUPORTEpapelCOTA ATUALAHU_CU_SÃO PAULO-MG, Cx. 18, D. 1785COTA ANTIGAAHU-São Paulo-MG, cx. 18, doc. 1785IDIOMA E ESCRITAportuguêsEXISTÊNCIA E LOCALIZAÇÃO DE CÓPIASCópia microfilmada AHU e Biblioteca Nacional do Brasil, mf. 21DATA DE CRIAÇÃO18/12/2018 13:27:14ÚLTIMA MODIFICAÇÃO19/12/2018 12:08:16Adicionar à minha lista Adicionar à minha lista
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!