Banda de Música se recusou a tocar na festa dos Conservadores
Atualizado em 25/02/2025 04:46:40
• Imagens (1)
• Fontes (1)
•
•
•
Em 1841 havia uma banda de música em Sorocaba, a qual se recusou a tocar na festa dos conservadores em homenagem à sagração e coroação de Pedro II, aqui realizadas em setembro. Estava comprometida com as liberais, então no poder. Por isso aquêles chamaram um conjunto de Itú para o baile, que foi uma coisa assombrosa, com mestres-salas no saguão e no topo da escada, e os convidados, ao entrarem, sendo homens eram recebidos os com dois compassos de música, sendo mulheres, com quatro . . .
A palavra banda de música ainda não era muito correntia, diziam "a música", "a música instrumental". Por ai se vê a origem de nossas bandas de música da"música do mestre-de-capela" instituição e expressão encontradiça noséculo XVIII e antes, com o auxílio da "banda" ou "banda do regimento", de origem militar anglo-saxônica . Os músicos da capela (instrumentos e canto) passaram à banda.
select * from fontes where report = 23642 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.