Dom Manuel I conseguiu em 1514 reconfirmar algumas prerrogativas que serao importantes para a ulterior evolucao da missao no Brasil
Atualizado em 14/05/2024 04:11:41
• Fontes (1)
•
•
Urn dos negocios de além-mar era o Brasil. Assim o Brasil exprimiu a aliança entre Roma e Portugal no século XV, enquanto a America Espanhola exprimiu a aliança entre Roma e Espanha no século seguinte. 0 rei portugues Dom Manuel I conseguiu em 1514 reconfirmar algumas prerrogativas que serão importantes para a ulterior evolução da missão no Brasil, entre elas sobretudo 0 ius praesentandi, 0 direito de "provisii.o" de bispados, paroquias, cargos eclesiásticos em geral, em troca dofinanciamento das atividades eclesiasticas.Isto trouxe importantes consequencias:- Nenhum clerigo partia de Portugal para 0 Brasil semautorizacao explicita do rei. 0 rei exigia audiencia particularcom juramento de fidelidade. Os missionarios tinham que reunirse em Lisboa antes da partida e utilizar exclusivamente comboiosportugueses.- As mesmas formalidades estavam em vigor em relacaoaos missionaries estrangeiros, como POI exemplo os capuchtnhos, que eram franceses no seculo XVII e italianos no seculo XVIII. Houve muito rigor e muito vexame neste ponto, comoveremos adiante,- Os bispos nao podiam corresponder-se diretamente comRoma e so podiam encontrar-se com 0 papa por ocasiao davisita ad limina. Ora, por causa da distancia e dos custos, estaviagem tornou-se impraticavel. Nao houve comunicacao entre.Roma e a Igreja no Brasil, durante 0 primeiro periodo colonial.Estes numerosos arranjos que resultaram no que nos hojechamamos "padroado" conseguiram instrumentalizar a Igrejacat6lica no Brasil. S6 Deus sabe quantas pessoas lutaram desesperadamente contra a funesta Instituicao que tirava a Igrejapraticamente toda possibilidade de atuar independente e dignamente.
select * from fontes where report = 23704 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.