Nesses documentos relacionam-se mais de 220 escolas primárias de ambos os sexos, 24 cadeiras de Latim e Francês, das quais apenas 14 estavam providas, 2 Liceus – um em Taubaté e outro em Curitiba, além da Escola Normal 0 01/01/1851
Nesses documentos relacionam-se mais de 220 escolas primárias de ambos os sexos, 24 cadeiras de Latim e Francês, das quais apenas 14 estavam providas, 2 Liceus – um em Taubaté e outro em Curitiba, além da Escola Normal
1851 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Para entender um pouco a situação do ensino na então província de São Paulo por essaépoca, nada melhor do que o Relatório do 1° Inspetor Geral, Dr. Diogo de Mendonça Pintoem 1851. Nesses documentos relacionam-se mais de 220 escolas primárias de ambos ossexos, 24 cadeiras de Latim e Francês, das quais apenas 14 estavam providas, 2 Liceus –um em Taubaté e outro em Curitiba, além da Escola Normal.As escolas primárias, chamadas ainda de escolas régias, conservavam ainda o rançoe a rotina dos tempos coloniais, vegetavam numa rotina emperrada, em ambiente hostil erepleto de veleidades. Eram “instituições” escolares que estavam distantes de se constituirum conjunto hierarquizado, formando sucessivos degraus para as escolas superiores.Faltava-lhes tudo.As cadeiras de Latim e Francês eram uma regalia concedida só as cidades e vilasque possuíssem certa distinção. Sorocaba possuía todos os requisitos para isso. Suas “feirasde animais” eram conhecidas em todo o Brasil e daqui saiam grande parte dos impostosrecolhidos pelo Tesouro Provincial e Imperial.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.