Organizou-se no colégio um grupo dramático, cujas representações atraíam entusiastas até de Sorocaba. Um dos espetáculos que marcou época foi levado ao palco em uma noite de São João, por ocasião do aniversário do colégio 0 01/01/1880
Organizou-se no colégio um grupo dramático, cujas representações atraíam entusiastas até de Sorocaba. Um dos espetáculos que marcou época foi levado ao palco em uma noite de São João, por ocasião do aniversário do colégio
1880 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
O maestro Vicentinho tinha dois enteados que estudavam no Lageado.Um deles era Joaquim Isidoro Marins, nome muito lembrado nas lides doensino sorocabano, e o outro, José Pantaleão Marins. O primeiro,tinha acentuada vocação para a Arte Cênica, tanto que, porsua iniciativa, entre os anos 1880 e 1881, organizou-seno colégio um grupo dramático, cujas representações atraíam entusiastas até deSorocaba. Um dos espetáculos que marcouépoca foi levado ao palco em uma noite deSão João, por ocasião do aniversário do colégio. Como não havia uma sala suficientemente grande para comportar o palco e a platéia,armou-se aquele junto à parte externa de umaparede que dava para o pátio. Para o êxito doevento, o Corésca desdobrou-se, fazendo-se cenógrafo, decorador, maquinista etc.A festa foi maravilhosa. À noitinha, o pátio transbordava de gente com roupa nova, asmoças de vestidos ramados dando um alegre e vivo colorido ao espetáculo. Por todos os cantosobservava-se uma alegria contagiante, com um burburinho de ensurdecer. Soltaram-se fogos,rojões, bombinhas, traques, busca-pés, morteiros e até balões. A casa da música ficou totalmenteocupada de convidados de Sorocaba. Antes do espetáculo principal, houve números de dançaao som do piano e da orquestra. Não havia mais lugar para sentar-se, tamanha a multidão. Porfim, veio à cena a peça esperada, culminando com um casamento de caipiras, ainda hoje parteprincipal nas festas de São João da cidade.Por esse tempo, tanta era a prosperidade do Lageado, que até o fotógrafo, Ítalo de Angelis,aventurou-se a ali montar seu ateliê.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.