'Franciscanos deixam a propriedade de Bartholomeu Fernandes Mourão - 12/06/1640 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1636
1637
1638
1639
1640
1641
1642
1643
1644
Registros (117)Cidades (32)Pessoas (92)Temas (82)


Franciscanos deixam a propriedade de Bartholomeu Fernandes Mourão
    12 de junho de 1640, terça-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


"Para a fundação do convento fez a Câmara da Vila uma escritura ao custódio fr.Manuel de Sta. Maria, pela qual se obrigava a dar-lhe o sitio que ele escolhesse, e a pagar a terra a seus donos, e nesta conformidade se fez a aceitação. Mas escolhido pelo custódio o tal sitio, se achou terem nele parte três, ou quatro pretendentes, João Barbosa, Bartolomeu Fernandes Murrão, Felipe Pereira, e outros mais, que todos por sua devoção vieram a largar o que lhes tocava, de que se fizeram duas escrituras, uma por Felipe Pereira, da parte, que corre longo ao Ribeiro, e pelos outros da parte onde vem a água para o sítio do convento” (SANTOS, Francisco Martins dos. História de Santos – vol. II. 2ª ed. São Vicente: Ed. Caudex, 1986, p.371) [0]

guinte chegava a Santos Frei Pedro de S. Paulo, acompanhado de alguns companheiros como Frei Manoel dos Santos, Frei Francisco de Coimbra, Frei Bernardino da Purifi- cação, Frei Thomé da Madre de Deus, e mais os leigos Frei Domingos dos Anjos e Frei Antonio de São José, estes para mestres das obras, logo depois iniciadas em terrenos doados nesse anno, por D. a Felippa de Souza e pela Camara local.

Esses primeiros franciscanos, fundadores do alludido convento foram recolhidos á sua chegada, á Capella de Nossa Senhora do Desterro, propriedade então de Bartholomeu Fernandes Mourão, onde estiveram até 12 de Junho daquelle anno de 1640, occasmo em que se passaram para o convento "próprio, prompto apenas em parte.





OII!


Página 21 do livro "Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?"
Data: 01/01/1580
Créditos/Fonte: Sérgio Coelho de Oliveira
01/01/1580


ID: 5378


O Cacique Tibiriça*
Data: 01/01/1550
Créditos/Fonte: VEJA São Paulo
(.241.


ID: 5208



+1640
  Registros117
  Cidades32
  Pessoas92
  Temas82


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!