'“Os canhões históricos enterrados de boca para baixo na praça Frei Baraúna, são um símbolo altiloquente do espírito nacional: amordaçado pela ignorância e pelo desprezo das tradições pátrias” - 25/02/1917 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1913
1914
1915
1916
1917
1918
1919
1920
1921
Registros ()Cidades (30)Pessoas (95)Temas (104)


“Os canhões históricos enterrados de boca para baixo na praça Frei Baraúna, são um símbolo altiloquente do espírito nacional: amordaçado pela ignorância e pelo desprezo das tradições pátrias”
    25 de fevereiro de 1917, domingo
    Atualizado em 09/04/2025 05:21:08

•  Imagens (1)
  
  


O jornal “A Cidade de Sorocaba” publicou um artigo protestando contra o abandono de tão valiosas peças históricas. O texto sugeria que as relíquias deviam se recuperadas e expostas em algum museu ou mesmo distribuídas pelos dois Grupos Escolares da cidade. Ajudando os professores a ensinar para seus alunos sobre um “dos fatos mais notáveis de Sorocaba”. E reitera: “Os canhões históricos enterrados de boca para baixo na praça Frei Baraúna, são um símbolo altiloquente do espírito nacional: amordaçado pela ignorância e pelo desprezo das tradições pátrias.”






Fisionomia da Cidade
Data: 01/10/2010
Créditos/Fonte: Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho
Cotidiano e transformações urbanas 1890-1943 página 58((emm)


ID: 5983


OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.