Um relatório do Ministério da Marinha, de 1845, lista 849 canhões de ferro em depósito, apenas no Arsenal do Rio de Janeiro
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
No Rio de Janeiro, o Arsenal de Guerra nunca fundiu canhões de ferro nemnunca pretendeu fazer.81 Isso vale também para o Arsenal de Marinha Imperial,ainda que tivesse uma fundição de ferro. No contexto da época, o fato de oministério não ter aceitado a oferta de Bloem faz algum sentido: havia centenas decanhões Blomefield em reserva no Arsenal de Marinha. Um relatório do Ministérioda Marinha, de 1845, lista 849 canhões de ferro em depósito, apenas no Arsenaldo Rio de Janeiro. Desses, apenas 103 eram dos calibres 9, 6 e 4 – apenas quatroeram de calibre 4 libras, mostrando como esses calibres eram pouco usados. Otipo mais comum era o canhão de 24 libras, com 284 peças em depósito.82Quando o Exército resolveu reformar o sistema de defesa, em 1850 e, depois, em1861, optou pelas peças Blomefield da Marinha.
Alguns erros você sabe que são erros no momento em que você comete. E alguns erros nem são realmente erros quando você os comete. Eles só se tornam erros porque o mundo em que você vive mudou e de repente ele se torna o maior erro que você cometeu na sua vida.
Carsten Schlüter, sobre Juri Müller ter confiado no Google Data: Fonte: *Batalha bilionária