“(...) A província toda acha-se saturada de anarquistas, e em Sorocaba uma companhia de 30 homens, mais ou menos, premeditava horrorosos planos e principalmente o saque desta florescente e comerciante povoação; porém as enérgicas e bem ajustadas precauções tomadas pelas autoridades do lugar, neutralizaram completamente a realização de tão malvado intento.
O governo que tão solicito tem sido em pacificar e apagar os ateados brandões da anarquia, em qualquer parte em que ela se apresenta, fará com, que os malvados não reproduzirão nos campos do Ypiranga, as cenas horrorosas que tem sido teatro as campinas do Sul. Confiamos na Providência, confiramos no governo!”
Essa parte inferior que era "coisa", porque escrava, ou que era tratada como bicho, como nós tratamos gente camponesa, a gente que está por baixo, a gente miserável, essa gente que estava por baixo, foi despossuída da capacidade de ver, de entender o mundo. Porque se criou uma cultura erudita dos sábios, e se passou a chamar cultura vulgar a cultura que há nessa massa de gente.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*