Tarefa para os detetives de fotos antigas. Por Celso “Marvadão” Ribeiro
Foto antiga é tudo de bom. Este flagrante foi colhido na Avenida Eugênio Salerno, perto da Praça 9 de Julho, em que ano, mesmo? Qual o nome deste veículo?
O piloto é o professor Antônio Miguel Pereira Jr, que hoje dá nome à escola do Central Parque. Ele lecionou noInstituto de Educação Júlio Prestes de Albuquerque, nosso querido Estadão, onde foi diretor.
Ao seu lado, a esposa Elisa, que teve famosa loja de bordados e roupas para crianças, na Rua Dr. Braguinha.
De que ano seria esta foto? Parece que o veículo ainda tinha farol de carbureto.
Foto do acervo da professora Elenice Campanini.
Esta motocicleta tem o sidecar do lado esquerdo do piloto, e não do direito, como era mais comum. Então deve ser um veículo fabricado na Inglaterra, que tem a mão inversa de direção. Portanto não é uma Indian ou uma Harley, marcas americanas, nem Jawa, de origem Tcheca.
Que marca seria? A foto deve ser dos anos 1920 ou início dos anos 1930. O que acham? Notem que a Eugênio Salerno está ainda sem calçamento, chão de terra ou algum tipo de macadame desfeito. Na época, nem sei se esta avenida já tinha este nome.
Eugênio Salerno nasceu em 1885, foi prefeito de Sorocaba em 1933, assassinado em 17 de agosto de 1935. Ao sair do Gabinete de Leitura Sorocabano, ele foi baleado nas costas por Roque Silva Queiroz, um coveiro do Cemitério da Saudade. Eugênio conseguiu chegar à delegacia, mas a gravidade do ferimento o levou à morte pouco tempo depois. [4525]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!