Traslado de uma carta de data de Francisco Rodrigues Velho em São Paulo
9 de agosto de 1638, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
fazer suas bemfeitorias e lavouras para dellaspagar o dizimo a Sua Magestade pelo que me pedia lhe fizesse mercê de lhe dar de sesmariacomo capitão -mor e procurador do senhor condede Monsanto uma legua de terras no logar que256chamam Jaropebica taperas dos Garomemis detrás da serra começando da tapera dos Garomemis até o rio de Juquery e será a legua emquadra com suas entradas e sahidas reservandorios no pedido receberia mercê a qualsua petição sendo por mim vista e seu pedimentoser justo puz nella o despacho seguinte. Vistoa petição do supplicante e o que nella allogaThe dou em nome do conde de Monsanto donatario a terra que pede não sendo dada e sendo-ocorrerá atrás ou adiante onde por dar estiverreservando as aguas ao conde donatario para oque se lhe passe carta. Santos vinte e sete deseiscentos e trinta e oito annos. Antonio de Aguiar Barriga. Em virtude do qual despacho se lhe passou a presente pela qual ... senhor conde de Monsanto donatariocapitania faço mercê ao dito Francisco Rodrigues Velho da legua de terras que pede na paragem em sua petição declarada a qual Thedou para elle e para sua mulher e filhos herdeiros ascendentes e descendentes que após delles vierem de hoje para todo sempre forras elivres de todo tributo e pensão pagando somentedizimo a Deus Nosso Senhor dos fructos quenellas colher e por esta o hei ao dito FranciscoRodrigues Velho por empossado e mettido deposse das ditas terras para que como suas quesão as possa gosar e lavrar e sendo as ditas terras na paragem que pede estejam dadas correrá atrás ou adiante onde por dar estiverempara o que se lhe passou a presente que em tudo epor tudo se cumprirá sem duvida nem embargo alcum e será registada nos livros do lombo onde
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.