'“homem dos de maior cabedal e gente que havia nesta capitania” - 06/12/1681 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1677
1678
1679
1680
1681
1682
1683
1684
1685
Registros (81)Cidades (27)Pessoas (0)Temas (67)


“homem dos de maior cabedal e gente que havia nesta capitania”
    6 de dezembro de 1681, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Era a esse tempo Fernão Dias Paes opulento. “Vivia nobre e decorozamente em sua patria, sendo dos mais ricos homens desta capitania (de S. Vicente), particu- larmente poderoso de índios obrigatorios e vários escravos”,delle diria a camara palistana a seis de dezembro de 1681 (A. M. e U., 2460) “homem dos de maior cabedal e gente queavia nesta capitania” proclamaria a camara “da villa cabessa de S. Vicente” a 6 de setembro do mesmo anno (A. M. e U., 2456), “homem de groça fazenda”, confirmaria a 20 de de- zembro a Camara de Parnahyba (A. M. e U., 2462) ; dos mais possantes dos bens de fortuna”, affirmaria o Protonotario Apostolico dr. Francisco de Almeida Lara (A. M. e U., 2465). A tudo corroboraria a Camara de Santos a 1 de no- vembro ainda de 1681 declarando também que o seu cabedal “hera dos maiores destas cappitanias” (A. M. e U., 2464). [1]O interessante é que estes quinhentos e setenta mil reis da quota promettida pelo Governo Geral ao bandeirante min- guaram immenso; acabaram por ficar em 2i5$ooo; total porelie recebido conforme a solenne attestação da Camara de S. Paulo a 6 de dezembro de 1681 (A. M. e U., 2460), e isto mesmo era empréstimo que devia ser reposto “pera o pagar, não tendo o ef feito o desoobrimento das esmeraldas.” [2]






+1681
  Registros81
  Cidades27
  Pessoas0
  Temas67


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!