No passado dia 15 do corrente, data da proclamação da República brasileira, realizou-se, em Buenos Aires, a cerimômia de benção da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, oferecida aos católicos argentinos pelos brasileiros.
A imagem que chegou a Buenos Aires na semana passada, foi recebida pelo próprio arcebispo da capital platina, Monsenhor Santiago Luiz Copello, pelo embaixador brasileiro, dr. José Bonifácio e por representantes do mundo oficial argentino.
A benção teve lugar na Catedral da capital argentina, servindo de madrinhas as exmas. senhoras D. Laurinda M. dos Santos Lobo e D. Maria Mendez Gonzalez, a primeira brasileira e a última argentina.
Á solenidade esteve presente o general Augustin Justo, presidente da república, altas autoridades, o embaixador do Brasil e elementos da colonia brasileira.As madrinhas, por ocasião da benção, fizeram entrega a Monsenhor Copello, de uma rica bandeira brasileira, confeccionada pelas irmãs beneditinas do Mosteiro de Sorocaba, São Paulo.
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*